Em Jaraguá do Sul, Parque da Inovação tem opções de lazer para todas as idades

Foto: PMJS

Por: Maria Luiza Venturelli

13/06/2020 - 13:06 - Atualizada em: 24/05/2024 - 15:26

Para sair da rotina e entrar em contato com a natureza muitas pessoas optam por frequentar um parque, respirar ar puro, caminhar descalço e se desconectar do “mundo real”. Para quem quer entrar de corpo e alma no aconchegante mundo da natureza, vale a pena visitar o Parque da Inovação, no Bairro Três Rios do Sul.

O parque é perfeito para relaxar, levar as crianças e animais para um passeio, ou até mesmo se exercitar caminhando ou pedalando. Os 55 mil metros quadrados de espaço estão divididos entre áreas de lazer, cultura e esporte. Já a natureza exuberante proporciona momentos de interação e prática de atividades físicas, melhorando a qualidade de vida.

A importância dos parques urbanos em Jaraguá do Sul

A presença de parques na cidade ajuda a combater a poluição, favorece a biodiversidade no núcleo das grandes cidades e facilita o controle da temperatura e da umidade. Além disso, também são uma fonte de contato das pessoas com a natureza e espaços para realização de atividade física e lazer.

Veja o que você pode encontrar no Parque da Inovação:

Jardim Sensorial

Foto: PMJS

Além do contato muito próximo com a natureza, os visitantes podem estimular os seus sentidos. No jardim é possível sentir o agradável aroma de mais de 40 tipos diferentes de ervas, temperos caseiros e plantas medicinais. Com os pés descalços, as pessoas podem sentir também as diferentes sensações ao pisar nas pedras, madeiras, areia e cascalhos que compõem o caminho.

Ponte dos Desejos

Foto: PMJS

Inspirada em um costume que tem mais de 100 anos, diz a lenda que é preciso comprar um cadeado, escrever o nome ou as iniciais do casal apaixonado e fixá-lo na ponte para simbolizar que o amor é inquebrável.

Pomar

Foto: PMJS

Com mais de 70 mudas e 30 espécies diferentes de árvores frutíferas, o pomar urbano é mais uma forma de reforçar os laços entre as pessoas e o meio ambiente. A intenção é possibilitar aos visitantes a oportunidade de usufruir ainda mais da natureza, saboreando frutas colhidas diretamente do pé.

Caminho das Flores

Foto: PMJS

Em pouco mais de 200 metros de extensão, cerca de 1.800 metros quadrados abrigam 37 espécies diferentes de flores que compõem uma paisagem que vai muito além do colorido. O caminho das flores encanta, aproxima e transforma o ambiente em um cenário perfeito para registros fotográficos.

Bosque do Descanso

Foto: PMJS

A proposta deste espaço é oportunizar uma experiência única e especial. O ambiente agradável em meio à natureza é um convite ao relaxamento, um verdadeiro refúgio para quem busca tranquilidade.

Trilha do Arboreto

Foto: PMJS

A trilha tem em torno de 500 metros e contorna o lado direito do Parque. Caminhando por ela, o visitante tem uma ampla e bela visão de toda a extensão da área. Passeando pelo gramado da trilha, o visitante ainda pode descansar apreciando a paisagem deslumbrante.

Parede de Escalada

Foto: PMJS

A Escalada é uma técnica vertical onde o participante tem a oportunidade de trabalhar diversos aspectos, entre eles, o equilíbrio, destreza física e superação. A Parede de Escalada é mais uma opção divertida e segura para a criançada que visita o Parque.

Slackline

Foto: PMJS

O Parque da Inovação conta com uma ampla área destinada a esta prática. Para quem gosta de esportes radicais, o espaço do slackline é perfeito. A modalidade que se tornou uma verdadeira febre no Brasil e no mundo conta, a cada dia, com mais adeptos, além de ser uma excelente forma de exercício físico.

Academia ao Ar Livre

Foto: PMJS

Em meio a uma natureza vibrante, a academia ao ar livre montada no Parque da Inovação visa a melhoraria da condição física, qualidade de vida, saúde e também proporciona momentos de lazer aos seus frequentadores. Ao todo estão disponíveis equipamentos que usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento.

Campo de Futebol

Foto: PMJS

O futebol destaca-se como um esporte chave no estímulo à capacidade motora das pessoas. Ajuda a desenvolver as habilidades de lidar com o coletivo, estimula a proatividade, a empatia e o espírito de equipe. O campo de futebol é mais uma atração disponível no Parque da Inovação. O acesso será por meio de ordem de chegada.

Quadra de Areia

Foto: PMJS

Diversos estudos mostram que os esportes na areia promovem maior desenvolvimento dos músculos e mais resistência física. Foi pensando nisso que a equipe idealizadora do Parque da Inovação projetou um espaço para os adeptos da prática. O acesso também será por ordem de chegada.

Quadra Poliesportiva

Foto: PMJS

Mais um incentivo à prática de atividades físicas como forma de melhorar a qualidade de vida. Questões como ansiedade, insônia, agressividade e estresse podem ser melhoradas por meio da prática esportiva. A quadra poliesportiva do Parque tem estrutura para jogos de vôlei, basquete, handebol, streetball e futsal. Estará disponível por ordem de chegada.

Ciclovia

Foto: PMJS

Os passeios pelo Parque da Inovação poderão ser feitos também de bicicleta, de forma acessível e com toda a infraestrutura adequada à prática. São 600 metros de ciclovia, contornando toda a extensão do Parque. Além de se exercitar pedalando, o visitante ainda aproveitará as belezas naturais do local.

Playground

Foto: PMJS

O Parque de Inovação disponibiliza duas áreas de playground para entreter a criançada. São espaços amplos, seguros e equipados com brinquedos que estimulam o convívio e a interação social. A intenção de criar os espaços busca incentivar o ato de brincar junto, desenvolvendo na criança características importantes que fazem parte da formação social infantil.

Choupanas

Foto: PMJS

O Parque oferece 14 choupanas totalmente equipadas para que os visitantes desfrutem de uma estrutura completa nos momentos de lazer com familiares e amigos. O acesso será por ordem de chegada.

Redário

Foto: PMJS

Dormir em redes é um hábito ancestral no mundo. As redes voltaram a fazer parte do dia a dia das pessoas por serem ideais para o relaxamento e o descanso. O espaço destinado a elas no Parque da Inovação é um convite para aproveitar momentos de tranquilidade e sossego em meio a paisagem exuberante.

Anfiteatro

Foto: PMJS

Em um espaço tão amplo e cheio de atrações esportivas e de lazer em meio a natureza, não poderia faltar áreas voltadas à cultura. O anfiteatro, uma arena circular, com capacidade para mais de 100 pessoas, é destinado a apresentações artísticas variadas. A diversidade de uso do espaço só reforça o objetivo de oportunizar às pessoas o contato próximo com a arte e a cultura local.

Caminho das Artes

Foto: PMJS

O caminho das artes reúne obras desenvolvidas por artistas de Jaraguá do Sul e de outras regiões do país. As peças têm significados diferentes, mas o mesmo objetivo: a harmonia do ser com a natureza e com a arte. O caminho mostra toda a criatividade dos artistas que usaram técnicas diferentes para expressar sentimentos e emoções, fazendo da arte um agente multiplicador e transformador.

Porta Retrato

Foto: PMJS

O espaço é uma moldura gigante para eternizar os momentos vividos no Parque da Inovação. A qualquer hora do dia o visitante vai garantir belas imagens fotográficas no local.

O Parque da Inovação conta também com estacionamento, acessibilidade e sanitários adaptados para deficientes físicos, guarita com vigilantes, iluminação com lâmpadas de LED, Wi-fi, espaço para ambulantes e largo de entrada, onde se pode buscar mais informações sobre o uso e demais orientações sobre o parque.

Onde encontrar

O Parque da Inovação fica na rua Cesare Valentini, 450, no bairro Três Rios do Sul, em Jaraguá do Sul.

Notícias no celular

Whatsapp