Alfa Rede de Ensino apresenta excelentes resultados, dos anos iniciais ao pré-vestibular

Por: Maria Luiza Venturelli

17/11/2022 - 17:11 - Atualizada em: 23/05/2024 - 11:00

Unir educação de qualidade, uma boa estratégia de ensino e projetos que incentivem o crescimento do aluno é a missão de uma escola qualificada. O Alfa é uma rede de escolas com mais de 40 anos de existência, que tem grandes resultados acadêmicos e acolhe e prepara crianças para a vida, através de um ensino de qualidade, alinhado com projetos socioemocionais inovadores e consolidados.

A rede assume o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e globais, que se comunicam com o mundo. Para isso, contam com uma equipe de profissionais especializados e atualizados, material didático contextualizado e motivador, metodologia inovadora e moderna estrutura, pontos relevantes que atendem às necessidades pedagógicas de cada aluno.

E os números comprovam: a Rede Alfa é a que mais aprova estudantes em Medicina no Paraná e Santa Catarina. “O equilíbrio entre tradição e modernidade é o nosso ideal. Para além do curso de Medicina, o Alfa prepara o seu filho para que ele seja o que ele quiser ser”, explica a rede.

Foto: Divulgação

O Alfa possui 21 unidades distribuídas em oito cidades no Paraná – Cascavel, Pato Branco, Francisco Beltrão, Toledo, Ponta Grossa, Campo Mourão, Guarapuava e Maringá – e sete cidades em Santa Catarina – Chapecó, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, São José, Florianópolis e Palhoça.

Pilares pedagógicos

Inteligência Emocional

Para contribuir com a formação de um cidadão mais completo e preparado para os desafios do século XXI, é preciso ir além do conteúdo do material didático, oferecendo um conteúdo estruturado, dentro da grade curricular, e que ensina as crianças, jovens e adolescentes, a lidarem com as emoções, identificando sentimentos e administrando-os da melhor forma nos relacionamentos do dia a dia.

O Alfa faz a diferença na vida de cada aluno que passa pela instituição e entrega para o mundo cidadãos preparados, pois trabalha com uma abordagem socioemocional, priorizando o autoconhecimento, o gerenciamento das emoções, a socialização e a afetividade.

Laboratório Inteligência de Vida (LIV)

Essa aula desenvolve, de maneira lúdica e interativa, as habilidades socioemocionais e a inteligência de vida. Pensamento crítico, comunicação, autoconhecimento e empatia estão presentes na sala de aula e na cultura da escola.

“O LIV é um grande laboratório, mas sem tubos de ensaio ou microscópios. Nossos experimentos são outros. Nós experimentamos a vida e o que há de mais belo nela: sentimentos e relacionamentos”, explica a rede.

Excelência Acadêmica

Desde a Educação Infantil, até o Ensino Fundamental e Médio, o Alfa oferece qualidade total de ensino. Os alunos são levados a construir e a entender os conceitos, investigando, refletindo, analisando, utilizando diferentes formas de linguagem e resolvendo problemas.

“No Alfa, o gosto por aprender acontece de forma natural, ao despertarmos o interesse, incentivando a descoberta e desenvolvendo uma cultura de estudo sólida e efetiva”.

Promover a experiência, praticar, aplicar a teoria e desenvolver a proatividade estão entre os pilares fundamentais de ensino. Esse método faz com que os alunos coloquem a mão na massa, crescendo academicamente, sentindo gosto pelos desafios apresentados e vontade de crescer cada vez mais.

Tecnologia e Experiências Criativas (TEC)

Foto: Divulgação

A revolução tecnológica tem mudado a forma que pessoas de todas as idades vivem e se relacionam. A velocidade na geração e no compartilhamento de informações trouxe uma verdadeira transformação nos métodos de aprendizado e transmissão de conhecimento, o que impacta diretamente as escolas.

Além das habilidades cognitivas, há a demanda para o desenvolvimento de outras habilidades com o objetivo de se adequar ao novo contexto, como a colaboração, a reflexão crítica, a confiança criativa e a capacidade de resolver novos problemas. “Atentos a esta nova realidade, desenvolvemos e incorporamos as aulas de TEC com o objetivo de implementar um currículo pedagógico global de tecnologia”, diz a Rede Alfa.

Com experiências lúdicas de projetos “mão na massa”, os alunos se tornam os protagonistas nas resoluções de problemas e os professores são a peça-chave para auxiliar no processo de materialização de ideias.

“Estimulamos a curiosidade, a criatividade e a compreensão de que as tecnologias são ferramentas que existem para nos ajudar a tirar ideias do papel, formando nossos futuros cientistas criativos.” A aula ocorre uma vez por semana, integrada à grade curricular durante todo o ano letivo.

Cidadania Global

“Assumimos o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e globais, que se comunicam com o mundo. O aluno Alfa é preparado para os desafios do mundo transitando por diferentes culturas, exercitando sua cidadania com consciência e responsabilidade”, conta a instituição.

Com a mobilidade global, cada aluno que passa pelo Alfa amplia seu repertório cultural, valoriza e entende as diferenças, superando todas as fronteiras. A escola conta com formação bilíngue através de uma metodologia diferenciada, que ambienta o aluno às duas línguas naturalmente, com atividades no cotidiano escolar.

Foto: Divulgação

Ensino Bilíngue

O Alfa propõe aos pais uma modalidade diferenciada de ensino, na qual os alunos aprendem um segundo idioma desde os primeiros anos de vida. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, é aplicado um programa de semi-imersão na língua inglesa, em que são criadas oportunidades de aprendizado em todas as situações da rotina escolar. Assim, a criança passa pela aquisição do inglês de maneira natural.

Projeto Cidadania

O Alfa oferece um espaço para o desenvolvimento do protagonismo social, do pensamento crítico e de reflexões importantes sobre o mundo. Isso acontece na rotina escolar com os projetos de cidadania no Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) e com as aulas no Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF).

Os alunos não só entram em contato com a parte teórica acerca de temas de cidadania, ética e meio ambiente, como também são instigados a fazer a diferença na prática.

“Isso tudo é possível com o nosso material didático exclusivo para a disciplina, com professores capacitados e com um cronograma que permite a concretização dos temas abordados. Aqui, a cidadania é construída no dia a dia”, declara a rede.

Avaliação Formativa Contínua (AFC)

Foto: Divulgação

Não é preciso esperar até o momento da prova para fazer uma avaliação diagnóstica do desenvolvimento do aluno. O objetivo da AFC é garantir a identificação de possíveis lacunas de aprendizado, seguida da consolidação do conhecimento por meio de um ritmo frequente de estudos e de exercícios.

Redação online

A produção textual é uma importante prática para promover habilidade criativa e argumentativa, além de ser uma ferramenta essencial para os vestibulares. Nesse sentido, somado ao suporte dos professores, os estudantes do Alfa contam com uma correção on-line por banca, garantindo uma maior preparação e conexão com os meios digitais alinhados às novas tendências da educação.

Onde encontrar

O Alfa Jangada Jaraguá do Sul fica na rua Epitácio Pessoa, 676, no Centro. Entre em contato através do telefone (47) 3371-0202 e WhatsApp (45) 9 9143-2604.

Notícias no celular

Whatsapp