Duas Rodas: Empresa que é reconhecida mundialmente faz parte da história de Jaraguá do Sul

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

25/07/2020 - 17:07 - Atualizada em: 28/07/2020 - 09:53

A história da Duas Rodas se funde à própria história de Jaraguá do Sul. São 95 anos de empresa inseridos nesses 144 anos do município. A empresa cresceu juntamente com a cidade, proporcionando oportunidades de trabalho, rompendo fronteiras e levando os produtos para milhões de consumidores em todo o mundo.

A história de superações e conquistas da empresa começou em 1925, com o espírito empreendedor do Sr. Rudolph e da Sra. Hildegard Hufenüssler, que deixaram a Alemanha com o propósito de construir uma fábrica de óleos essenciais com plantas tropicais. Em Jaraguá do Sul eles encontraram as melhores condições geográficas e de logística para colocar os planos em ação.

Esta cultura empreendedora, reforçada pela segunda geração, com os Srs. Dietrich e Rodolfo, e da mesma forma com as terceira e quarta gerações da família, sempre contou, em todos os momentos, com a integração e força dos colaboradores, que tornaram a empresa vencedora.

Para o presidente da empresa, Leonardo Fausto Zipf, o crescimento da empresa se deve ao jaraguaense trabalhador e competente. |Foto Divulgação

O presidente da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf, afirma que, a caminho do centenário, a Duas Rodas orgulha-se de ser uma multinacional jaraguaense, líder nacional na fabricação de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, e pontua que tudo isso é uma expressão do jaraguaense trabalhador, competente e dinâmico.

“Os nossos produtos fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas em todo o mundo, levando muito mais sabor às nossas refeições, desde o café da manhã, o almoço, jantar, lanches até os momentos de lazer e descontração.”

Os produtos Duas Rodas fazem parte do dia a dia dos brasileiros, levando mais sabor às refeições. | Foto Divulgação

Resultado da sinergia estratégica entre conhecimento altamente especializado, moderna tecnologia e qualidade reconhecida, os aromas e ingredientes fabricados pela Duas Rodas estão presentes nas mais diferentes categorias de alimentos e bebidas, desde snacks salgados, biscoitos, chocolates, balas, chicles, sorvetes, hambúrgueres, embutidos, iogurtes, energéticos, chás entre muitos outros produtos.

“Pelo fato de o sabor ser o principal fator de recompra de um produto alimentício pelos consumidores, os nossos aromas são ingredientes altamente estratégicos para o sucesso dos negócios dos nossos clientes” analisa Zipf.

Além disso, ele destaca que a empresa, desde a fundação, mantém o firme compromisso de apoiar diferentes frentes sociais, culturais, de esporte e saúde nas comunidades nas quais está inserida, em especial em Jaraguá do Sul. Neste ano, 20 projetos sociais, culturais, de incentivo ao esporte e à infância e adolescência através das leis de incentivo estão sendo apoiados pela Duas Rodas.

Superação

Uma organização com décadas de existência certamente vivenciou diversos ciclos e desafios, e a Duas Rodas sempre norteou o caminhar a partir do entendimento de que mesmo em momentos de adversidades e de crises existem oportunidades.

Foi assim, por exemplo, que nasceu a linha de produtos para sorvetes, com a marca Selecta, que está completando 72 anos de sucesso e liderança no mercado brasileiro de gelados comestíveis.

Investir, inovar e crescer foram pontos essenciais para o desenvolvimento e longevidade da empresa. | Foto: Divulgação

Com o encerramento das atividades da fecularia, uma das atividades da empresa em 1948, o know how em aromas e ingredientes foi direcionado para o desenvolvimento desta linha de produtos para sorvetes, campeã de vendas até hoje.

“Independente dos ciclos econômicos e políticos pelos quais o país já passou, sempre apostamos na capacidade empreendedora das pessoas e no potencial do Brasil. Entendemos que investir, inovar e crescer é essencial. Buscar formas inovadoras em produção, pesquisa e serviços é o caminho para ampliação de participação em mercados”, contextua o presidente da empresa.

Expansão e investimento

Atualmente a Duas Rodas atende cerca de 10 mil clientes em mais de 30 países e possui 7 unidades na América Latina: no Brasil, com a Matriz, em Jaraguá do Sul (SC), e as filiais em São Bernardo do Campo (SP) e Estância (SE); na Argentina; no Chile; na Colômbia e no México.

Nos últimos anos, a Duas Rodas concretizou novas instalações e ampliação da capacidade produtiva das unidades da Argentina (2015), Chile (2016), Colômbia (2018) e México (2018). Em 2015, formalizou a aquisição da Mix Indústria de Produtos Alimentícios, em São Bernardo do Campo (SP), para ampliar os negócios de confeitaria e chocolates.

Com unidades espalhadas pelo Brasil e também no exterior, a Duas Rodas é vista entre as maiores na produção de aromas na América Latina. | Foto Divulgação

Em 2018, inaugurou o novo Centro de Tecnologia e Inovação em São Paulo e a nova fábrica e pastas e variegatos na Matriz, que no momento está em processo de ampliação. Atualmente, todas as unidades juntas respondem pela maior capacidade instalada de produção de aromas em pó por Spray Drier na América Latina.

“Há mais de uma década, conquistamos uma média anual de crescimento do faturamento do Grupo Duas Rodas em mais de dois dígitos e, neste ano, apesar deste momento extremamente delicado que estamos vivenciando por causa da pandemia, continuamos apostando no crescimento acima de dois dígitos”, enaltece Zipf.

Ele frisa que a empresa seguirá mantendo os investimentos em pessoas, transformação digital, inteligência de mercado, ingredientes, produtos, tecnologia, visando um futuro com processos cada vez mais eficazes e ingredientes que atendam as expectativas do mercado em constante evolução. Além disto, o reforço dos investimentos estratégicos para avanços no mercado internacional, principalmente na América Latina.

Produtos Duas Rodas

A Duas Rodas oferece atualmente um portfólio com mais de 3.000 itens divididos em três grandes mercados.

  • Flavors: aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos, e soluções integradas;
  • Food Service: produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Selecta, Specialitá e Mix;
  • Animal Nutrition: ingredientes de nutrição animal com a marca Statera.

Foto: Divulgação

Otimismo e responsabilidade

A empresa acredita que é preciso unir esforços com o propósito de preservar a saúde e a segurança das pessoas diante do avanço desafiador da Covid-19 no mundo.

“Essa é a prioridade. Adotamos uma série ações internas que visam preservar a saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores e também dos nossos clientes, fornecedores e a comunidade, cientes da nossa responsabilidade social”, complementa.

Ao mesmo tempo em que continua com o foco em desenvolvimento de projetos consistentes junto aos clientes, ampliando o relacionamento através de plataformas digitais, a empresa está reforçando as iniciativas solidárias junto à comunidade. “Acreditamos que com otimismo responsável vamos passar esse momento e sair mais fortalecidos”, finaliza.