A sinergia entre inovação, tecnologia e pessoas, combinada com porções extras de ousadia, proatividade e capacidade de adaptação, traduz a essência da história de sucesso da Duas Rodas, que comemora hoje os seus 98 anos em forte processo de expansão internacional.

Fundada em Jaraguá do Sul em 1º de dezembro de 1925 pelo casal de imigrantes alemães Rudolph e Hildegard Hufenüssler, a empresa carrega em seu DNA uma aguçada visão de futuro e um grande apetite por inovar e desbravar novos mercados. Características que inspiram e orientam até hoje a construção da sustentabilidade do negócio.

“Chegar aos 98 anos com esta solidez e vigor demonstra grande resiliência, proatividade e capacidade de adaptação, que se traduzem em experiência para orientar essa caminhada no presente com visão de futuro”, afirma o Presidente da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf.

História de protagonismo

A liderança no mercado de aromas e ingredientes para alimentos e bebidas e a sua expansão no mercado internacional é fruto do protagonismo de três gerações à frente da condução e das estratégias de crescimento da empresa ao longo de sua trajetória que está perto de completar um século.

A começar pelos fundadores, que imprimiram o pioneirismo na fabricação brasileira de aromas e óleos essenciais de plantas tropicais para alimentos e bebidas. A segunda geração, com Dietrich (in memoriam) e Rodolfo Hufenüssler, entusiastas do projeto iniciado pelos pais, que com passos firmes e em uma parceria sólida e extremamente integrada, transformaram a empresa na maior casa de aromas do Brasil.

“A consolidação do projeto de crescimento da Duas Rodas na terceira geração ocorreu de forma muito alinhada e integrada entre duas superintendências, que foram lideradas pela Monika Hufenüssler Conrads e por mim durante vários anos, potencializando aspectos técnicos e comerciais da nossa empresa e fortalecendo o processo de governança corporativa”, destaca o empresário.

A terceira geração, atualmente representada por Leonardo, que acumula as Presidências Executiva e do Conselho de Administração, vem promovendo um grande salto na expansão global da multinacional latino-americana, entregando à quarta geração um compromisso empresarial e com a comunidade extremamente sólido.

A conectividade nos processos de sucessão entre as gerações, em um movimento contínuo, foi ingrediente essencial para essa trajetória vencedora, destaca Leonardo Fausto Zipf, que responde pelas Presidências Executiva e do Conselho de Administração da Duas Rodas.

“A construção desta história centenária de sucesso demonstra que o propósito da companhia está enraizado e que o brasão da Duas Rodas palpita forte nos corações de todos os sócios que seguem com a nossa caminhada empresarial”, ressalta.

Leonardo: “a Duas Rodas é composta por pessoas e o sucesso dela é traduzido por toda uma equipe”

Investimentos em transformação digital e inovação

Planejamentos estratégicos com investimentos robustos em transformação digital e inovação têm orientado a performance positiva da empresa mesmo em cenários de adversidades, com crescimento anual acima dos dois dígitos há mais de uma década, e com perspectivas de comemorar o centenário ultrapassando a marca histórica de R$ 2 bilhões em faturamento.

“Acreditamos na união da tecnologia, da inteligência artificial e do capital humano para potencializar ainda mais a nossa capacidade de inovar e expandir negócios no Brasil e no mundo”, explica Leonardo.

Em conexão com os movimentos mais atuais de consumo, a empresa investe fortemente na cocriação com clientes, na inovação colaborativa e em parcerias com fornecedores, startups, universidades e instituições internacionais, de países como Alemanha, EUA e Israel, com o propósito de contribuir para a evolução da indústria de alimentos e bebidas, oferecendo ao mercado soluções relevantes que atendam às tendências e ajudem a promover a melhor alimentação.

Posicionamento que oportuniza o futuro de crescimento da empresa e a conquista de reconhecimentos do mercado, entre eles, como uma das empresas mais inovadoras do Brasil no Prêmio Valor Inovação pelo 8º ano consecutivo, com a relevante colocação entre as 3 melhores no ranking de Alimentos, Bebidas e Ingredientes.

A empresa investe fortemente na cocriação com clientes e na inovação colaborativa

Presença em alimentos e bebidas em mais de 40 países

Hoje, os ingredientes produzidos pela Duas Rodas estão presentes nas mais diferentes categorias de alimentos e bebidas consumidos por milhões de pessoas em mais de 40 países. Os cerca de 10 mil clientes são atendidos por amplo portfólio de 3 mil itens, integrado por aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos, soluções integradas; produtos para sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e também ingredientes de nutrição animal.

A empresa conta com seis unidades na América Latina, sendo três no Brasil (Jaraguá do Sul/SC, São Bernardo do Campo/SP e Estância/Sergipe), e as outras três no Chile (Santiago), na Colômbia (Antioquia) e no México (Querétaro), além de escritórios comerciais na China (Shangai) e nos EUA (Texas).

Com ampla estrutura fabril, a Duas Rodas se destaca pela diversidade de processos e a maior capacidade produtiva de aromas em pó da América Latina.

Com ampla estrutura fabril, a Duas Rodas se destaca pela diversidade de processos e a maior capacidade produtiva de aromas em pó da América Latina

A valiosa contribuição das pessoas

“Desde o início, a nossa caminhada foi orientada por propósitos claros e uma gestão responsável, focada no relacionamento ético com todos os stakeholders, na excelência do atendimento ao cliente e, especialmente, na valorização das pessoas que participam dessa construção pautada pela integridade e respeito”, afirma.

O empresário acrescenta: “a Duas Rodas é composta por pessoas e o sucesso dela é traduzido por toda uma equipe. Não existe um trabalho individual, mas, sim, coletivo. E isso faz com que a Duas Rodas seja sempre uma empresa vocacionada a atender tecnicamente os seus clientes, super profissional e responsável na cobrança de resultados, sem deixar de ser uma companhia que integra, proporciona oportunidades e abraça o colaborador e, também, a comunidade”, enfatiza o Presidente.

Atualmente, a empresa conta com cerca de 1.700 colaboradores, dos quais mais de 1.200 trabalham na Matriz, em Jaraguá do Sul.

Compromisso com apoio a iniciativas sociais

Ao longo das nove décadas de existência, a Duas Rodas manteve firme o compromisso de apoio a iniciativas sociais, especialmente nas comunidades nas quais está inserida. É uma forma de beneficiar colaboradores e seus filhos e de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em geral.

Atualmente, a empresa incentiva mais de 20 projetos sociais, culturais, esportivos, de apoio à infância e adolescência e aos idosos no Brasil, além de apoiar e manter parcerias com o Hospital Municipal São José, o Hospital e Maternidade Jaraguá, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul e o Clube de Aposentados da Duas Rodas.

“Acreditamos na união da tecnologia, da inteligência artificial e do capital humano para potencializar ainda mais a nossa capacidade de inovar e expandir negócios no Brasil e no mundo”
Leonardo Zipf, Presidente