Descendentes apostam na difusão da cultura com a venda de produtos germânicos

Por: Elissandro Sutil

05/03/2021 - 07:03 - Atualizada em: 05/04/2021 - 10:28

A imigração alemã no Norte catarinense começou há mais de 160 anos. E não há dúvidas de que a cultura trazida por esses imigrantes ecoou na região, afinal, Jaraguá do Sul e Pomerode – que compõem a Rota Alemã – são, literalmente, um pedacinho da Alemanha no Brasil.

Em cada canto das cidades tem um detalhe que remete à cultura, seja nas flores e cores, na arquitetura com as casas enxaimel, nos costumes, no sotaque e, principalmente, nos pratos típicos e produtos coloniais vendidos.

Esta é uma forma de os descendentes manterem e disseminarem a cultura germânica, trazida pelas famílias alemãs nos séculos 19 e 20. E é justamente esta herança histórica que os turistas que visitam a região procuram vivenciar.

O turismólogo e guia de turismo Ronald Kreidel, por exemplo, utiliza o turismo como a principal ferramenta para o incentivo e preservação da cultura, história e tradição. Ele é um dos fundadores do Pomerode Jeep Tour e da Associação de Desenvolvimento do Turismo da Rota do Enxaimel (Adeture), em 2012.

“Somos pioneiros na região no segmento do Turismo de Experiência, com ênfase nos produtos locais. Nos nossos passeios o turista tem uma pequena imersão no cotidiano e costumes da região, conhece o artesanato e degusta produtos típicos, como biscoitos, bolachas, queijos, licores e cervejas artesanais”, diz.

Casas típicas para visitar

E quem busca lugares na Rota Alemã, para sentir um pouquinho do que a cultura alemã pode oferecer, pode visitar, por exemplo, a Casa Hux em Jaraguá do Sul. A estrutura centenária, no estilo enxaimel, foi construída pelo imigrante alemão Augusto Rux, em 1915. Foi tombada de forma individual pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2002, e em 2015, pelo Iphan.

O local conta com museu, com ferramentas e utensílios trazidos pelos colonizadores, e café rural, com pratos típicos e coloniais. Além dos pães, cucas, bolos, tortas, biscoitos para saborear no local, o visitante também poderá conferir os produtos coloniais à venda no espaço, como torresmo, queijo colonial, bolachas caseiras, mel, pães, conservas, vinhos, cervejas artesanais e itens de artesanato.

Outro local propício para visita e que garante uma experiência gastronômica e turística completa é a Strudel Haus. Quem administra o lugar é a família Eskelsen, também descendentes de imigrantes alemães, por isso, busca retratar ao máximo a cultura germânica aos visitantes.

Foto divulgação/Strudel Haus

Quem entra no restaurante fica encantado com todos os integrantes da família trajados tipicamente, com a música tradicional ao fundo.

“A cultura Alemã é nossa essência, nossa cultura, aprendemos desde pequenos”, explicam Marcos e Silvana Eskelsen, casal proprietário do local. Silvana também é a chef da cozinha do estabelecimento, responsável por colocar os pratos típicos na mesa da casa para almoço e café coloniais todos os domingos e feriados.

Os turistas vão encontrar na Strudel Haus o famoso marreco recheado, eisbein (joelho de porco), spätzle (macarrão caseiro alemão), purê de maçã, köchkase (queijo cozido) e, claro, muitas opções de strudel, inclusive o tradicional apfelstrudel (strudel de maçã).

“Com certeza a gastronomia alemã é complexa. Você tem que saber o que está fazendo e ter o mínimo de noção dos sabores, para poder fazer um prato ficar delicioso. Cada prato tem um sabor único, e feitos com muito amor e carinho, claro, ficam muito mais saborosos”, afirma a chef Silvana.

Veja imagens dos passeios com a Jeep Tour:

Quer visitar esses locais ou fazer um tour por Pomerode?

Casa Hux

Fica na Rua Ervin Rux, 66, bairro Rio da Luz – Jaraguá do Sul. Faça sua reserva pelo WhatsApp: (47) 3371-8364.

.

Strudel Haus

Fica na rua JGS-492, no bairro Rio Cerro II – Jaraguá do Sul. Entre em contato pelos telefones: (47) 3372-1681 (Restaurante) e 3370-8919 (Residência) ou WhatsApp 9 9696-3887. Site: www.cafecolonialstrudelhaus.com.br.

.

Turismo em Pomerode

Entre em contato com o Pomerode Jeep Tour, por e-mail ronald.kreidel@gmail.com ou telefone (47) 9150-0003. Site: www.pomerodejeeptour.com.br.