Da fabricação de trailers à 6ª maior do Brasil em carroçarias

Por: Elissandro Sutil

28/05/2022 - 07:05

O início do que viria ser a Argi foi em 1972, mas a história começou quatro anos antes, quando Rolf Botho Hermann e sua esposa Gillian Edith mudaram-se do Paraná, onde ele era funcionário na empresa Klabin Papel e Celulose, pertencente a um dos maiores grupos industriais brasileiros, para Jaraguá do Sul. A habilidade como projetista técnico o trouxe para trabalhar na Weg, destino compartilhado com milhares de pessoas que para cá vieram.

Da Weg, ele saiu para uma iniciativa arrojada para a época: criar uma empresa de produção de trailers. O uso desse veículo, sem tração própria, para deslocamentos de turismo, era comum na Europa, onde Rolf viveu na juventude. Para iniciar o empreendimento, em 1972, empregou capital próprio no valor equivalente a um fusca. A razão social era “Estrutura Metálicas Rolf Botho Hermann” e o endereço era o mesmo onde a Argi ainda hoje mantém seu parque industrial.

As vendas, no entanto, não foram as esperadas. Não havia uma grande demanda interna, os brasileiros não compartilhavam do mesmo hábito europeu. A empresa recém fundada então começou a trabalhar com reformas de carroçarias especiais e produzir, sob encomenda, carros fúnebres, carroças e similares.

Diante dessa realidade do mercado, a fábrica de traillers de Rolf Hermann decidiu mudar de foco e a fabricar carroçarias (implementos rodoviários). Um novo sócio ingressou no negócio e a razão social mudou, em 1977, para Carroçarias Argi Ltda. “As vendas não vingaram”, conta Richard Peter Hermann, que trabalha na empresa desde seu início, onde ocupou diversas funções até se tornar diretor administrativo e, posteriormente, diretor presidente, cargo que ainda ocupa. A propósito, o nome Argi é uma junção dos fonemas R (ar, em inglês), de Rolf, e G (dgi, em inglês), de Gillian.

Com o passar do tempo, os produtos e processos foram sendo aperfeiçoados e novos modelos foram lançados. O espaço da fábrica foi sendo ampliado e o número de funcionários, crescendo à medida que os pedidos iam aumentando.

Percebendo a ampliação da demanda e as necessidades do mercado, a empresa aperfeiçoou procedimentos e aumentou a oferta de produtos, passando a fabricar carroçarias para necessidades específicas dos diversos setores da economia.

A empresa começou a operar em mil metros quadrados de área e hoje ocupa 30 mil metros quadrados, sendo 8 mil de área construída, expandindo-se no mesmo local onde iniciou. A empresa fabrica em média 120 unidades por mês de carroçarias, atendendo a diversos segmentos da indústria.

A empresa está na terceira geração no comando, com Bárbara Hermann, neta do fundador e filha de Richard ocupando a diretoria administrativa. À frente dos negócios, ela está se preparando para assumir a presidência da empresa e dar continuidade ao legado da família.