Manter a saúde bucal em dia vai muito além de apenas ter um sorriso bonito. A boca é uma região extremamente sensível, que está constantemente exposta a bactérias e alimentos que afetam os dentes e gengivas. Para manter a saúde, é preciso ter alguns cuidados básicos e diários, que fazem a diferença e garantem dentes bonitos e principalmente, saudáveis. Veja algumas dicas para se prevenir de possíveis problemas bucais:

Faça a higienização bucal da maneira correta

Foto: Pixabay

Para evitar problemas bucais, como cáries e tártaros, é preciso fazer a higienização dos dentes de forma correta e completa. Escove os dentes de cima para baixo, com cuidado e sem força demais, pois isso pode machucar ou desgastar os dentes. Também é necessário escovar a língua, utilizando a própria escova ou um limpador de língua.

É importante fazer a higienização pela manhã, após as refeições e, principalmente, antes de dormir, pois durante o sono a boca fica mais vulnerável à ação das bactérias.

Escolha um creme dental com flúor

Foto: Pixabay

Opte sempre por cremes dentais com flúor, pois esse mineral protege os dentes das bactérias que causam as cáries. Também é essencial escolher produtos pouco abrasivos, que evitam o desgaste do esmalte.

O importante não é a quantidade de creme ou espuma, mas sim a qualidade da escovação. É necessário fazer movimentos adequados com a escova e apostar em cremes dentais de qualidade.

Use fio dental

Foto: Freepik

Muitas pessoas não têm o hábito de usar o fio dental, por pressa ou por simplesmente não gostar, mas o uso do fio dental é importante para uma limpeza completa. O uso antes da escovação deve ser seguido à risca, pois ele ajuda a retirar todos os resquícios de comida que estão entre os dentes e na gengiva.

Enxágue a boca após a escovação

Foto: Pixabay

Após a limpeza bucal com o fio dental e a escova é essencial fazer um gargarejo com bastante água. Assim, é possível eliminar todas as placas de sujeira que saíram dos dentes e gengivas durante a higienização, deixando a boca completamente limpa.

Troque a escova de tempos em tempos

Foto: Pixabay

Fazer a troca da escova dental no máximo a cada três meses é um dos pontos mais importantes para ter dentes saudáveis. Isso porque as cerdas da escova ficam gastas com o passar do tempo e assim não conseguem fazer a limpeza da maneira adequada. Além disso, com as cerdas gastas, é preciso colocar mais força na escova, o que pode desgastar o esmalte dos dentes ou machucar a gengiva.

Tenha uma alimentação saudável

Foto: Pixabay

Consuma com moderação alimentos com alto teor de açúcar e amido, como doces, massas e pães. Exagerar nesses ingredientes pode atrair bactérias que lesionam os dentes, resultando nas temidas cáries. Doces mais grudentos, como brigadeiros ou balas, também são vilões da saúde bucal, pois ficam presos aos dentes por mais tempo.

Visite o dentista regularmente

Foto: Freepik

Uma dica essencial para manter a saúde bucal em dia é visitar o dentista regularmente, de preferência a cada seis meses, mas pode depender de uma avaliação do profissional. Assim, problemas bucais podem ser resolvidos logo no início, o que evita maiores complicações. Na consulta de rotina, é possível fazer uma limpeza completa, deixando os dentes mais limpos e polidos.

Jaraguá do Sul conta com clínicas odontológicas de primeira linha, com equipamentos modernos, práticas aprimoradas constantemente e conhecimentos e técnicas que evoluem com frequência. Você pode conhecer alguns dos melhores lugares para cuidar dos dentes em setemelhores.com.