“Convivi com um santo”: como era conviver com o Pe. Aloísio diariamente

Por: Elissandro Sutil

12/04/2021 - 08:04 - Atualizada em: 19/04/2021 - 12:55

Conviver com o padre Aloísio Boeing sempre foi motivo de muitos relatos, depoimentos e que geraram muitas histórias que perpetuam pela sociedade. Entretanto, para uma pessoa, o convívio tornou-se um livro.

A Irmã Zenaide Araújo, da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, lançou em 2020 o livro “Convivi com um Santo”. Nele, ela conta sobre a convivência, que ocorreu por mais de quatro décadas, com o Padre Aloísio Boeing, fundador da congregação. São inúmeras histórias e relatos que marcam esse anos de acompanhamento da vida e da obra do Servo de Deus.

Segundo a Irmã Zenaide, ela teve a inspiração de escrever o livro depois que o padre faleceu. Com a ideia de transmitir a inúmeras pessoas tudo que viu durante a convivência e também como forma de demonstrar a grande admiração. Além disso, no livro ela partilha algumas das mais de 700 fotos que tirou dele.

“Conheci o Padre Aloísio quando tinha 14 anos de idade, hoje tenho 70, portanto convivi com esse “santo” por 42 anos”, destaca Irmã Zenaide.

Ela conta que conheceu o Pe. Aloísio nas pastorais e movimentos, e nas santas missas na Igreja São Sebastião. O processo de construção do livro, que segundo a Irmã iniciou há muitos anos, foi marcado pelas lembranças de cada momento e inspiração das vivências que tiveram com ele.

Zenaide ressalta que no livro também evidencia um pouco da convivência dele com as Irmãzinhas da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus.

“Além disso, o livro conta com uma linha do tempo com 140 momentos importantes da vida do Pe. Aloísio, dedicada a Deus e ao próximo”, pontua.

O livro conta com 140 e nelas estão 215 fotos. A maior parte dos fotografias tiradas pela própria autora que confessa que muitas vezes, as fez sem a permissão dele. Mas ela frisa que, tentou mostrar pelas fotos e pelos escritos o amor, a ternura e o carinho do Padre Aloísio para com todo o povo de Deus.

Na obra, Irmã Zenaide relata os lugares em que Padre Aloísio morou, se santificou e ajudou o povo nos 92 anos de sua vida bem vivida. E ainda, cita que o número 12 é uma característica e novidade no livro.

“Ao ler esse livro você tem a oportunidade de conhecer melhor, em uma leitura agradável e de fácil compreensão, quem foi o padre Aloísio, um homem sério, quieto e concentrado diante do povo”, finaliza Irmã Zenaide.