Conheça o Noviciado Nossa Senhora de Fátima, local de devoção e fé na Barra do Rio Cerro

Foto: Divulgação

Por: Maria Luiza Venturelli

25/01/2023 - 07:01 - Atualizada em: 30/01/2023 - 09:48

O noviço é alguém que está fazendo uma caminhada rumo à vida religiosa. Um seminarista carrega o título de noviço durante o período de um ano. É um tempo em que ele é confrontado com o que significa a vocação à vida religiosa e sobre a própria vocação da ordem religiosa a que está ligado.

O local onde essas pessoas passam o período necessário para se tornarem prontas para uma vida lotada de fé e religiosidade se chama noviciado, uma casa de formação destinada aos primeiros contatos do candidato com a vida religiosa.

De acordo com o Código de Leis da Igreja, o noviciado é essencial para que os noviços conheçam melhor a vocação divina, a vocação própria do instituto, façam experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e o coração e comprovem a sua intenção e idoneidade.

Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Foto: Humberto Kazuo

Em Jaraguá do Sul, no bairro Barra do Rio Cerro, fica um dos noviciados que mais cresce na região, o Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Em meio a uma agitada região, fica esse lugar tranquilo, que inspira paz, tranquilidade e faz com que cada morador e visitante crie uma grande conexão com a espiritualidade.

Além da espiritualidade, o local é repleto de belezas naturais. Foto: Divulgação

Quem caminha pelos jardins coloridos do lugar sente a presença do divino em cada cantinho, além de um convite para fazer uma pausa da rotina e contemplar as belezas da natureza.

Situada na rua que leva o nome de seu fundador, Padre Aloísio Boeing, a casa de formação para religiosos foi criada em 1956, com muita dedicação do Padre Aloísio, que foi mestre de noviços por mais de duas décadas. Há mais de 66 anos, o local oferece uma experiência completa de paz e intimidade com a espiritualidade. Na capela, além das missas, são celebrados casamentos, bodas e batizados. A gruta também atrai aqueles que buscam o conforto de uma oração.

Padre Aloísio Boeing. Foto: Divulgação

O fundador, Padre Aloísio, nasceu em uma família católica no dia 24 de dezembro de 1913, em Vargem do Cedro. Os pais, João Boeing e Josephina Effting Boeing, tiveram mais seis filhos, todos criados na fé católica e frequentando sempre as missas.

Neste ambiente, ele desenvolveu logo cedo o amor pelos ensinamentos de Jesus Cristo. Com 12 anos, incentivado pelo pároco da igreja que frequentava, saiu de sua terra natal com mais outros três colegas rumo ao sacerdócio.

A partir daí, Aloísio se dedicou aos estudos e formação em teologia até a vida adulta. Grande parte desta formação para o sacerdócio foi feita em Jaraguá do Sul.

Padre Aloísio ainda na juventude. Foto: Divulgação

A casa fundada pelo padre sempre acolheu os noviços da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Por um certo período acolheu, também, a etapa do postulantado. Atualmente acolhe os noviços da Congregação, das províncias BRM (Brasil Meridional), BSP (Brasil São Paulo) e noviços de outras províncias dehonianas da América Latina.

Onde encontrar:

Interior do noviciado. Foto: Divulgação

O noviciado fica na rua Pe. Aloisio Boeing, 742, na Barra do Rio Cerro. Entre em contato através do telefone (47) 3376-0559.