Conheça a trajetória do Botafogo, tradicional clube da Barra do Rio Cerro

Por: Maria Luiza Venturelli

26/01/2023 - 10:01 - Atualizada em: 30/01/2023 - 09:56

O esporte é uma forma de criar e fortalecer laços entre as pessoas da comunidade, fator que motivou a criação do tradicional clube da Barra do Rio Cerro. O Botafogo foi criado inicialmente para promover o futebol, mas se destaca também nas competições de tiro e festas típicas. Atualmente promove, de tempos em tempos, reencontros com flashbacks dos anos 80, 90 e 2000.

O nome Botafogo, defendido pelo sócio Tarcísio Satler, foi escolhido em uma aposta no vencedor da partida final do torneio Rio-São Paulo, onde o Botafogo ganhou do Palmeiras por 3 a 1. O outro sócio, Flávio Rubini, torcia pelo nome Palmeiras.

Os jogos eram realizados de forma improvisada em um pequeno campo do Colégio José Duarte Magalhães, onde cada time só podia escalar nove jogadores. Com a compra do terreno da família Satler e a construção de um campo oficial, o Botafogo se tornou capacitado para disputar campeonatos.

Em 20 de novembro de 1949, foi fundado oficialmente o Botafogo Futebol Clube, e em 17 de agosto de 1950, realizada a primeira assembleia, elaborados a primeira ata e os estatutos e eleita a primeira diretoria, com o presidente Virgílio Rubini.

Também em 1950, o Botafogo recebeu uma sede própria com a doação de um salão enxaimel da Firma Weege, hoje Malwee Malhas, para realização de bailes e promoções sociais.

Mais tarde, o empresário Wolfgang Weege doou um terreno ao clube, que em 1952 obteve seu primeiro título, de campeão da Liga Jaraguaense de Desporto, e em 1953 elegeu a primeira rainha, Ortência Satler.

Com o passar do tempo, surgiu a prática do tiro, o avanço das festas de Rei e Rainha e a sociedade adotou a tradicional marcha que cerca a busca e as festas de rei. Também iniciou o movimento para construção da sede social, com muito envolvimento da comunidade e de todos os 110 sócios que o clube possuía na época. A inauguração ocorreu em 31 de janeiro de 1959.

Atualmente, existe o Sport Club Jaraguá, com sede na Barra do Rio Cerro, fundado em 15 de abril de 2008 com atividades focadas nas categorias de base e na formação de talentos da região.