CDL Jaraguá do Sul comemora 50 anos de atuação

Foto Eduardo Montecino/OCP news

Por: Pedro Leal

03/08/2018 - 05:08 - Atualizada em: 09/04/2024 - 15:05

Nesta sexta-feira (3), o comércio de Jaraguá do Sul se encontra com motivos para celebrar, com o aniversário de 50 anos da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaraguá do Sul.

São cinco décadas de atuação para integrar, valorizar e alavancar os negócios locais nos diversos segmentos empresariais, além de promover o desenvolvimento sustentável da região.

Atualmente, a entidade conta com cerca 1,3 mil associados entre os empresários do setor varejista. O comércio jaraguaense emprega cerca de dez mil pessoas, em negócios distribuídos não só no centro da cidade, mas também em vários dos bairros mais afastados – em outros tempos, o comércio se concentrava primariamente no centro, cenário que mudou com a expansão da cidade.

Comércio de Jaraguá do Sul. | Foto Divulgação

Junto com o setor de serviços, representa quase um terço do Produto Interno Bruto do município, com valor adicionado bruto de R$ 2,623 milhões para os dois segmentos.

O comércio jaraguaense cresceu em paralelo com a cidade. Em 1968, quando o município começava a se consolidar como um polo industrial, foi criado o Clube dos Diretores Lojistas, primeiro nome da entidade. Dois anos antes, começaram também as atividades do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Início pequeno e atuação forte

Em seus 50 anos de trajetória, a CDL teve participação direta em ações para fomento do comércio local e registrou crescimento expressivo junto com a cidade. Na ata de sua primeira reunião, constavam apenas 11 associados. Oito anos depois, em 1976, sob a presidência de Ronaldo Köhntopp, o número havia quase triplicado.

“Em 1976, a missão foi árdua. Éramos apenas 28 associados, um clube muito pequeno, porém, enérgico e atuante”, frisou Köhntopp durante a plenária especial da entidade, na quarta-feira, participando junto aos também ex-presidentes Wanderlei Passold e Waldemar Behling.

Foto Eduardo Montecino/OCP news

Segundo o atual presidente da entidade, Gabriel Seifert, essa evolução demonstra o envolvimento que a CDL tem com o município e a comunidade jaraguaense.

“Aperfeiçoando-se para entregar cada vez serviços melhores, sempre em busca de atender melhor o cliente. Foi assim que o comércio e a CDL ajudaram e vão continuar ajudando Jaraguá do Sul a crescer. Para isso, contamos com lojistas inovadores, colaboradores dedicados e clientes exigentes, que, juntos, impulsionam a evolução do município”, ressalta.

Com o passar dos anos as conquistas foram aumentando, algumas pautas afetam mais do que o comércio, como em 2009, na gestão de Wanderlei Passold, quando as discussões giravam em torno do retorno do estacionamento rotativo na região central e no fortalecimento da entidade.

“Começamos a gestão com 837 associados e terminamos com 1.146”, record Passold. Outros programas se dedicam a conscientização ambiental, como o recicla CDL, de recolhimento de lixo eletrônico – pelo qual a CDL foi premiada em 2012.

Fatos marcantes dos 50 anos:

  • No início da década de 1980, quando Behling assumiu a entidade, um dos pontos mais marcantes foi o apoio da CDL à construção do primeiro espaço ocupado pelo Centro Empresarial.
  • Em 1987, a cidade sediou a sua primeira Convenção Estadual do Comércio Lojistas, buscando discutir pautas e assuntos de interesse do varejista, assim como divulgar tendências e anseios dos comércio catarinense.

Primeira convenção da CDL. | Foto Divulgação

  • Em 1990, foi a vez da primeira campanha promocional da entidade, com o sorteio de um carro 0km. A entidade comemora até hoje datas importantes do calendário com campanhas promocionais, estimulando as compras e premiando os consumidores.
  • Em 1994, a Câmara de Dirigentes Lojistas fortalece seu envolvimento com a comunidade e passou a participar ativamente do planejamento e da execução da decoração natalina da cidade, como forma de fortalecer os laços entre a classe e a cidade.

Campanha de Natal da CDL. | Foto Divulgação

  • Cinco anos mais tarde, em 1999 o comércio jaraguaense passava por uma grande mudança com a inauguração do Shopping Center Breithaupt, hoje Jaraguá do Sul Park Shopping. Até então, a cidade era pautada completamente no comércio de rua. No mesmo ano, ocorre também a criação do Troféu Mérito Lojista, pelo artista plástico e cineasta Gilmar Moretti.
  • Em 2002, a entidade buscou reforçar sua presença nos bairros com o programa que hoje é o Sábado Legal, então chamado de Brincando nos Bairros.
  • No mesmo ano, Jaraguá do Sul sediou a 35ª edição da Convenção Estadual do Comércio Lojista. A CDL voltaria a sediar o evento em sua 44ª edição, em 2012, contando com a participação do economista Ricardo Amorim.

Construção foi colaborativa, diz presidente

A frente da entidade neste momento histórico, Seifert ressalta a importância de se doar para o bem coletivo da classe e da força do associativismo para o comércio jaraguaense. “Muita gente se doou para construir a CDL como ela é hoje e nós encaramos com muito respeito a sucessão desta história”, diz.

Cada presidente da entidade contribuiu com pequenas ações que viraram grandes feitos, avalia Seifert, adicionando tijolos à construção da CDL. Segundo Seifert, a velocidade da informação e das transformações na sociedade contemporânea é por si só um desafio para a entidade.

“Temos um desafio de trabalhar com novos eixos e novas oportunidades e traduzir todas essas informações em ações para o associado”, explica.

O associativismo, diz ele, é marcado por este esforço colaborativo e pelo voluntariado, com pessoas se dedicando para o bem maior não só da classe lojista, mas também do cenário maior da cidade.

“Temos um associativismo muito forte em Jaraguá do Sul, com um voluntariado muito forte, e a CDL é um espelho desta tradição”.

Ao mesmo tempo que as mudanças oferecem desafios, também são janelas para o crescimento do comércio. “Hoje o comércio não tem mais que ser físico, uma loja online pode vender para clientes em todo o mundo e trazer dinheiro para Jaraguá”, comenta.

Ele ressalta que alguns dos maiores atores econômicos de hoje não são indústrias, mas empresas de varejo, como a americana Amazon e a chinesa Alibaba.com.

Ao mesmo tempo, o cenário físico traz oportunidades novas para trazer o protagonismo ao comércio.

“Temos uma indústria muito forte, mas o comércio tem oportunidades para crescer em novos eixos, como o dinheiro trazido pelo turismo, por exemplo, com atrações como o cicloturismo e a Chiesetta Alpina”, diz.

O comércio foi particularmente afetado pelas crises econômicas recentes, embora esteja em ritmo de recuperação. Segundo Seifert, a recessão foi marcada por um “congelamento” nos recursos, com o consumidor optando por guardar dinheiro por receio da crise se agravar e ficar sem – o que agravou a recessão. “O que a gente espera para o futuro é que se criem maneiras de fazer o dinheiro girar e de resolver os problemas estruturais da economia brasileira”, diz.

Noite de comemoração

O clube Atlético Baependi, que por anos foi sede da entidade e hoje sedia as plenárias da CDL, hoje servirá de palco para as celebrações dos 50 anos da entidade, com jantar e festa na noite de hoje, à partir das 19h30, reunindo associados e figuras de destaque da vida empresarial jaraguaense.

Associados ao longo dos anos

1968 – 11
1976 – 28
2009 – 837
2011 – 1146

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?