Ao celebrar os 149 anos de sua história, voltamos às origens de Jaraguá do Sul para contar como os primeiros passos da fé cristã aconteceram na pacata cidade de descendentes alemães em sua maioria: as primeiras comunidades, a devoção, a fé e o ecumenismo.
A primeira comunidade católica constituída na cidade de Jaraguá do Sul foi a Paróquia São Sebastião, fundada em 31 de janeiro de 1912. Neste período, acolhia fiéis de Jaraguá do Sul e cidades circunvizinhas. Com o desenvolvimento da cidade, foram sendo desmembradas comunidades e se formando novas paróquias.
Hoje, a evangelização na Paróquia São Sebastião conta com a vocação de mais de 2 mil voluntários. Com cerca de 40 grupos, também conhecidos como pastorais, a paróquia se reconhece como uma grande família de irmãos em Cristo.
Construção do espaço sagrado
Segundo o site da Diocese de Joinville, quando as comunidades iniciaram seus trabalhos, elas contavam com um número bastante reduzido de sacerdotes na região, assim, recebiam auxílio dos padres da ordem Franciscana, e somente mais tarde algumas paróquias foram assumidas pelos padres de Joinville.

Foto: Arquivo Histórico
As primeiras capelas que antecederam as paróquias marcaram um período importante da caminhada dos fiéis, seja pela assistência espiritual ou pela possibilidade de uso dos espaços como escolas. A primeira capela surgiu na Barra do Rio Cerro e funcionou como escola até o final do século 19.
Dentre as curiosidades das igrejas cristãs de Jaraguá do Sul, a prática de lecionar o ensino regular nos espaços sagrados, foi mais comum do que se imagina. Há relatos de que as aulas também ocorriam no Rio Molha, onde uma escola funcionava durante os dias úteis, enquanto aos fins de semana, arredava-se a mobília e, por meio de um altar, os encontros religiosos aconteciam.
Antes da edificação das primeiras paróquias, por volta dos anos de 1900, já existiam as seguintes capelas: Santo Estevão, Santíssima Trindade, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário, uma no Molha e outra em Nereu Ramos.
Primeira Igreja Luterana em Jaraguá

Foto: Arquivo Histórico
A primeira Igreja Evangélica Luterana em Jaraguá do Sul está diretamente associada à chegada da imigração alemã no Brasil, em especial, no Norte de Santa Catarina, a partir de 1886.
A fundação da primeira comunidade luterana em Jaraguá do Sul ocorreu em abril de 1907. Sua fundação foi um marco importante para a história da religiosidade no município, tendo iniciado sua construção após a doação de um terreno por Domingos da Nova. Essa comunidade, inicialmente, funcionava como igreja e escola.
Em Jaraguá do Sul, a história luterana se desenvolveu em diferentes comunidades, como a do Bairro Amizade, que iniciou suas atividades na Escola Alberto Bauer, em 1980, com cultos infantis. Ela tem como base doutrinal a Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero, que pregava a salvação pela graça e pela fé.
A importância da Igreja Evangélica Luterana em Jaraguá do Sul se reflete também na preservação do patrimônio histórico, como o templo e a escola antiga da Comunidade Apóstolo Pedro, que são patrimônios culturais da cidade.
No passar dos anos, a comunidade luterana tem desempenhado um papel fundamental no município, tanto no meio religioso quanto nos aspectos sociais e culturais. A igreja também tem um histórico de contribuições na saúde e educação, tendo administrado o Hospital Jaraguá e construído e mantido o Colégio Evangélico Jaraguá.