Cantinetta Caputo: uma experiência gastronômica italiana em Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

02/05/2023 - 11:05 - Atualizada em: 14/06/2023 - 16:07

A culinária italiana é uma das mais saborosas do mundo. Com pratos que envolvem os mais variados tipos de vegetais, carnes e massas, não há quem resista aos encantos desta gastronomia. Com o passar dos séculos, a história e a culinária do país evoluíram juntas e as icônicas iguarias italianas se espalharam por todo o mundo.

Em Jaraguá do Sul não é diferente! A Cantinetta Caputo é uma casa italiana com pratos deliciosos, assinados pelo renomado chef Alex Caputo. A ideia do estabelecimento é oferecer para a cidade uma gastronomia pautada nas tradições italianas, como uma forma de homenagear os descendentes de italianos da região, aproximando a população dos costumes que marcam gerações.

O local, que está em funcionamento desde fevereiro, surgiu depois de um período sabático de seis meses do chef, que reuniu o projeto com o desejo de mudança de vida da sua sócia, Josi Elaine Gritens. Caputo conta que sempre desejou ter uma casa italiana com as características originais dos pequenos restaurantes do interior da Itália.

Com a intenção de trazer vivências exclusivas para cada cliente, os sócios se dedicaram e pensaram em cada detalhe para que a Cantinetta Caputo fosse um local único em todos os sentidos. Confortável, acolhedor, com uma cozinha autêntica, cheia de histórias e sabores, assim é o ambiente, que oferece uma experiência gastronômica única para cada cliente.

Sabores únicos

Foto: Divulgação Cantinetta Caputo

A Cantinetta traz a cultura gastronômica da Itália em pratos icônicos, nomeados pelo chef Caputo como “clássicos”. Todas as opções foram desenvolvidas com ingredientes e técnicas tradicionais oriundas do país europeu.

Além dos clássicos, os visitantes também têm a oportunidade de saborear os pratos autorais, criados pelo chef com base em experiências e vivências durante toda a sua carreira. A seleção dos ingredientes também tem foco em prestigiar os produtores da região.

Carnes, pescados, aves, massas, risotos, saladas e sobremesas fazem parte desta experiência gastronômica. Veja algumas indicações para experimentar:

Ossobuco alla Milanese

Foto: Divulgação Cantinetta Caputo

Corte do traseiro bovino, marinado em vinho tinto. Assado em temperatura baixa por cerca de oito horas. Servido com risoto de açafrão.

Rotolo di agnello

Foto: Divulgação Cantinetta Caputo

Massa recheada com ragu de carne de cordeiro e queijos. Servida com sugo pomodoro, azeite de hortelã e queijo parmesão.

Cupim de colher

Foto: Divulgação Cantinetta Caputo

Assado em baixa temperatura por seis horas desfiado. Servido com risoto de parmesão e demi glace com toque laranja.

Carbonara

Foto: Divulgação Cantinetta Caputo

Spaguetti, gemas de ovos, queijo pecorino, guancialle e pimenta preta.

Gnocchi de manzo

Foto: Divulgação Cantinetta Caputo

Nhoque de batatas puxado em demi glace com sobrepaleta bovina assada e desfiada e fonduta, de
queijos.

Spaghetti Nero

Foto: Divulgação Cantinetta Caputo

Spaguetti negro (tinta de lula), camarões, lulas, mariscos, vinho branco, alho e salsa picados.

Sobre o chef

Foto: Divulgação

Além de proprietário e chef de cozinha da Cantinetta Caputo, Alex Caputo é piloto, com passagem pela FAB. Formou-se em economia em 1993 pelo FMU-SP, mas direcionou sua vida e carreira para a gastronomia aos 20 anos de idade. Com ascendência Italiana, foi criado em meio às panelas e assim segue até os dias de hoje.

Coordenou os cursos de gastronomia da Universidade Politécnica de Campinas e das Faculdades São Marcos no campus de Campinas-SP. Além disso, foi o consultor responsável pela construção da primeira temporada do Masterchef Brasil, em exibição na TV Bandeirantes, e integrou o elenco das duas primeiras temporadas do Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão, exibido pelo SBT. Foi Chef oficial do Mercado Municipal Paulistano entre 2009 e 2012, colaborando na organização dos eventos oficiais da prefeitura de São Paulo.

Recebeu o título de “Chef do Ano 2012” pela Soberana Ordem do Mérito da Gastronomia da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito da Câmara Municipal de São Paulo, e o título de “Cidadão Cilentano” oferecido pela cidade de Santa Maria de Castellabate/Italia -2011. Além disso, também é membro da WACS (World Association of Chefs Societies).

Caputo também é um dos jurados do reality culinário “Virei o Chef” promovido pela Rede OCP, que testa as habilidades culinárias de 12 cozinheiros e vai dar prêmios incríveis para quem preparar a melhor receita. Os episódios vão ar todos os sábados, em todos os canais da Rede OCP, por volta das 8h.

Onde encontrar

Foto: Divulgação

A Cantinetta Caputo fica na Rua Bertha Weege, 1293 no bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. Os horários de funcionamento são de terça-feira à sábado, das 19h30 às 23h, e aos domingos, das 12h às 15h. Mais informações nas redes sociais @cantinetacaputo.

Notícias no celular

Whatsapp