A Brasil Botões completou, em 2022, 18 anos de atividades e se destaca por ser a única fabricante desse tipo de acessório, essencial para a indústria do vestuário, em Santa Catarina. Ao longo dos anos, a empresa primou pela qualidade em todas as etapas da fabricação de botões, do desenvolvimento à produção. Com isso, conquistou a confiança de muitas empresas importantes do Brasil.

“Estamos situados em uma região privilegiada, formada por diversas grandes empresas do setor têxtil, o que contribuiu para nosso fortalecimento”, conta Guilherme Selhorst, diretor da Brasil Botões. Também contou para isso toda a seriedade com que o empreendimento foi conduzido desde sua fundação, por Rogério Selhorst e Patrício Gorges.

Selhort e Gorges iniciaram o empreendimento, em 2004, no mesmo endereço que ainda hoje se encontra, começaram pequenos, atendendo a algumas empresas locais.

“A preocupação com qualidade e respeito aos prazos de entrega foram fazendo com que a aceitação ganhasse velocidade e essa qualidade fosse estendida para o Brasil inteiro e também para o exterior”, explica Guilherme.

Atualmente, além de clientes em todo o Brasil, a Brasil Botões vende para o Peru, Paraguai, Panamá e Argentina. Em média, são produzidos 1,5 milhão de botões por dia. A empresa conta com 50 funcionários e maquinário importado da Itália. “A aplicação dos botões é automatizada, qualquer milímetro fora faz diferença, por isso precisamos garantir que tudo saia dentro de um padrão”, diz.

Para desenvolver as coleções para cada cliente, são feitas reuniões entre as equipes de criação e pesquisa de cliente e fornecedor para acerto de detalhes, sugestões, até que se defina o que vai ser produzido.

Atualmente, a empresa trabalha com grandes empresas da moda no Brasil, grandes magazines e atende com o mesmo cuidado, empresas de pequeno porte. “Nossas reuniões podem tanto ser numa sala ampla, com muitas pessoas participando, como num espaço simples de uma fábrica menor, a seriedade é a mesma”, explica Guilherme.

Para manter a qualidade dos produtos e o respeito aos prazos de entrega, Guilherme lembra sempre de um ensinamento do seu pai: “cuide do seu jardim”. Por isso, a prioridade é sempre oferecer somente o que se pode entregar e, principalmente, respeitar a região, os clientes locais.

Era da sustentabilidade em pauta

A Brasil Botões utiliza, desde seu início, materiais como poliéster, madrepérola, madeira e casca de coco em sua produção. Mas não está indiferente às exigências do mercado e fez sua entrada na era da sustentabilidade. Recentemente apresentou, na Febratex, em Blumenau, produtos fabricados com uma composição de pet reciclado e farelo de arroz, ambos resíduos disponíveis na região e com excelente resistência e durabilidade. O novo material vem recebendo crescente aceitação do mercado.

A diversificação também entrou no catálogo: além de botões, a empresa ampliou seu mix, passando a produzir fivelas, ponteiras, argolas e outros itens, disponíveis para visualização no site da Brasil Botões.

Onde encontrar

Rua Alwin Meier, 77 - Jaraguá 99, Jaraguá do Sul - SC

e-mail: contato@brasilbotoes.com.br

Whatsapp (47) 3370-3011

Site: brasilbotoes.com.br

Instagram: @brasilbotoes

Facebook: /brasilbotoes