O Brasil é considerado o maior laboratório de estudo de cabelos do mundo devido à diversidade de suas misturas étnicas. São inúmeras combinações de texturas, encaracolados e formas naturais. Assim, existe uma crescente necessidade do encontro de profissionais especializados no mais diversos tipos de fios e texturas.

A representatividade de um local atuando no mercado de cabelos afros é importantíssima.

Conheça a história da marca Bellas Afros & Cachos

Jenifer Silva e Marilise Hoepers sócias e proprietárias, fundaram o salão em fevereiro de 2020, com o objetivo auxiliar mulheres que estivessem em busca de um auto cuidado com o cabelo e a desenvolver e a fortalecer a auto estima com os fios.

As fundadoras da Bellas Afros & Cachos, explicam que grande parte das mulheres que tem este tipo de curvatura dos fios, passam por traumas, alguns oriundos de piadas, bullying nas escolas e influência da mídia, afetando diretamente a auto estima. Elas ainda comentam que, antigamente, as mulheres mais velhas, não tinham conhecimento do tipo de cuidado a tomar com os fios crespos e cacheados, por isso, muitas vezes iniciavam uma busca incessante por um tipo de cabelo diferente, o pseudo cabelo "perfeito".

Elas dizem que muitas mulheres, iniciam o alisamento do cabelo ainda na infância e aquelas que não alisam os fios, costumam manter os cabelos presos para evitar piadas e constrangimentos. Consequentemente estas mulheres quando adultas, passam a desenvolver uma introspecção, além de uma auto estima fragilizada, emocional e psicologicamente.

De alguns anos para cá, o processo para naturalizar as madeixas, tem estado cada vez mais forte entre as mulheres, por dois motivos:

  • A danificação dos fios por longos anos de alisamento;
  • O desenvolvimento de doenças psicossomáticas, atreladas aos traumas.

Atualmente, a indústria de cosméticos está investindo em produtos para mulheres com cabelos afros e cacheados, o que acaba dando mais opções para a naturalização dos cabelos. Jennifer e Marilise enfatizam que a marca Bellas foi fundada para auxiliar as mulheres nesta auto afirmação, para inspirar o desenvolvimento de naturalização e aceitação dos fios, e que consequentemente este processo de mudança surte mais efeito interno que externo.

Símbolo de luta

Nos anos 60, o cabelo afro foi um dos principais símbolos de grupos que lutavam pelos direitos civis nos Estados Unidos, que sofria fortemente com a segregação racial – e um dos mais famosos foram os Panteras Negras.

Os Panteras Negras tinham como pauta a aceitação da beleza negra, e o cabelo era um elemento indispensável nesse contexto. As mulheres negras foram protagonistas no movimento e ganhavam as ruas com seus cabelos crespos evidenciados em expressivos black powers, mostrando que a luta por direitos iguais incluía usar o cabelo como elas quisessem.

Mais que apenas uma valorização da estética do cabelo afro, o grupo incentivava que os negros parassem de fazer procedimentos estéticos que minimizazem os seus traços, como alisar o cabelo, e ainda criaram o lema “Black is Beatuiful”, para reforçar esse posicionamento.

Bellas Afros & Cachos

O salão de beleza que fica em Guaramirim é especializados em cabelos crespos, cacheados e ondulados e incentiva o empoderamento das mulheres, enaltecendo suas características mais naturais.

O local também trabalha com extensões capilares, tranças, megahair e transição capilar.

Estilos de tranças para você se inspirar:

  • Nagô
  • Penteados

Onde encontrar

A Bellas Afros & Cachos fica na rua Vinte e Oito de Agosto, número 1818 - sala 07 - no bairro Centro, em Guaramirim. Para ficar por dentro de todas as novidades siga as redes sociais Instagram e Facebook. Para agendar horário o contato é: (47) 98871-5820.