Baile de gala e Carnevale: trajes típicos já podem ser alugados em Nova Veneza

Por: OCP News Criciúma

24/05/2022 - 10:05 - Atualizada em: 24/05/2022 - 10:56

A Festa da Gastronomia Típica Italiana, de Nova Veneza, que ocorre entre os dias 15 e 19 de junho, já é aguardada por moradores e turistas. Mas antes das festividades que comemoram a colonização italiana e o aniversário do município, a cidade se prepara para o tradicional Baile de Gala será realizado no dia 4 de junho, no Palazzo Delle Acque. O evento é uma releitura das tradicionais festas que são realizadas em Veneza, na Itália. Para este evento, os participantes precisam estar vestidos com à caráter, com roupas de gala atuais ou de época, além do uso das tradicionais máscaras do Carnevale Di Venezia.

Para aqueles que desejam utilizar os trajes típicos, a prefeitura possui um acervo com 200 peças para serem emprestadas aos moradores de Nova Veneza, que basta apresentar o comprovante de residência. As pessoas que moram em outros municípios e desejam participar e queiram alugar alguma das roupas, será cobrado o valor de R$ 150 reais.

A história do Baile de Gala começou em 2008, quando o município decidiu incrementar a programação da festa. “Começamos com um evento com 50 pessoas e hoje, são 390 ingressos à disposição de moradores de Nova Veneza e turistas que vêm de diversas regiões do Brasil para viver esta noite mágica na nossa cidade”, comenta a Presidente da Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave), Neni Frigo.

O baile vai contar apresentação do Carnevale Di Venezia, a música será por conta do Ricardo Amboni com a banda Altas Horas. O músico ainda vai realizar o pré-lançamento do seu mais novo EP, com músicas italianas, La Mia Felicità. E ainda a organização está preparando uma surpresa para os convidados. “A pessoa escolhe com qual roupa se sente melhor para curtir a noite, mas é necessário a utilização das máscaras que vem da tradição lá de Veneza, na Itália, que garantem todo mistério e beleza da festa que terá atrações que vão marcar na memória de quem vier ao Palazzo Delle Acque, no próximo dia 4”, afirma Neni.

No terceiro dia da Festa da Gastronomia, no sábado, dia 18 de junho, a partir das 20 horas, será realizado o tradicional desfile do Carnevale Di Venezia, na rua Nicolau Pederneiras. E as pessoas que desejam desfilar com trajes típicos, também devem reservar as suas roupas junto ao Espaço. “Este é um dos momentos mais esperados durante a festa e queremos que os próprios moradores da cidade participem do desfile. Por isso pedimos para quem tem interesse, nos procure para que a reserva dos trajes seja garantida e todos participem da festa com muita alegria e encante os turistas que vierem para nossa cidade”, destaca a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghilandi.

O espaço com as peças está localizado no Espaço Carnevale Di Venezia, localizado na Rua Nicolau Pederneiras, no centro de Nova Veneza. Os horários de atendimento são de terça-feira a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

Ingressos para o baile de gala

Para saber mais sobre valores dos ingressos para o Baile, basta entrar em contato através do número (48) 991544228.