Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

As origens do poder público em Jaraguá do Sul: da casa de Tufie Mahfud ao Centro Administrativo

Foto: Arquivo Histórico

Por: Elissandro Sutil

25/07/2025 - 09:07

A primeira sede do Poder Executivo de Jaraguá do Sul foi inaugurada em 8 de abril de 1934. Esta data marca também o período de emancipação do então distrito de Jaraguá, que se desmembrava de Joinville. Sem estrutura própria, a recém-criada Intendência passou a funcionar no segundo andar da casa do comerciante Tufie Mahfud, localizada em frente à Igreja Luterana do Centro, na Avenida Marechal Deodoro.

A escolha do local se deu pela posição estratégica, bastante próxima ao pequeno núcleo urbano e próximo à estação ferroviária. José Bauer foi empossado como primeiro prefeito do novo município e Ernesto Czerniewicz, João Marcatto e João Crespo, como membros do Conselho Consultivo.

Após alguns anos houve a necessidade de uma nova sede, que levou à construção de um espaço inaugurado em 4 de outubro de 1941, na atual Praça Ângelo Piazera. Segundo informações da prefeitura, o prédio foi erguido em terreno doado em 1927 por Constância Piazera que, à época, era viúva de Emílio Carlos Jourdan.

O projeto inicial tinha como objetivo centralizar os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Com uma arquitetura moderna para os padrões da época, o prédio se tornou um marco na história política da cidade. O prefeito em exercício na ocasião era Leopoldo Augusto Gerent, eleito em 1936.

Prédio atual da Prefeitura de Jaraguá do Sul, no bairro Barra do Rio Molha | Foto: PMJS

Devido ao crescimento acelerado da cidade, a estrutura da prefeitura se tornou pequena. Em julho de 1997, a administração municipal foi transferida para um novo e amplo prédio na Rua Walter Marquardt, 1.111, no bairro Barra do Rio Molha.

O novo Centro Administrativo Municipal foi planejado para abrigar todos os setores de forma integrada. A mudança foi conduzida pelo então prefeito Geraldo Werninghaus, eleito em 1996, e marcou o início de uma nova fase para a gestão pública de Jaraguá do Sul.

Câmara de Vereadores: trajetórias e mudanças

A primeira Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul foi instalada oficialmente em 21 de abril de 1936, dois anos após a fundação do município. Assim como o Executivo, o Legislativo também iniciou suas atividades no segundo andar da residência de Tufie Mahfud, no Centro. A estrutura era simples, mas suficiente para marcar o início da representação popular na cidade. O primeiro presidente da Câmara foi Ricardo Gruenewald. Ele conduziu os trabalhos do Legislativo ainda em sua fase inicial e com sessões limitadas.

Espaço inaugurado em 4 de outubro de 1941, na atual Praça Ângelo Piazera | Foto: Arquivo Histórico

Durante o período do Estado Novo (1937–1945), as câmaras de vereadores foram extintas em todo país, e em Jaraguá do Sul as atividades legislativas só foram retomadas em 1947. Com a retomada do atendimento, a câmara passou a funcionar oficialmente no Paço Municipal, na avenida Marechal Deodoro, onde permaneceu por mais de 50 anos. O presidente da nova legislatura instalada foi Roberto Marquardt. O legislador teve como desafio, restabelecer as funções parlamentares após o período de interrupção institucional.

Já no ano 2000, a Câmara Municipal mudou-se para um novo espaço, na Avenida Getúlio Vargas, número 621. O imóvel oferecia mais autonomia ao Legislativo, além de maior espaço para plenário, salas administrativas e atendimento ao público. O presidente da câmara naquele ano, Afonso Piazera Neto, liderou a mudança e estruturação da nova sede, que representou um salto em qualidade para o Legislativo jaraguaense.

Atualmente, o Legislativo funciona na Católica SC | Foto: PMJS

Mais recentemente, em 2021, a Câmara se transferiu de forma provisória para o Bloco K da Católica SC, na Rua dos Imigrantes, no bairro Rau. Essa mudança foi necessária após a devolução do antigo prédio à prefeitura e faz parte de um processo de transição, enquanto se busca a construção de uma nova sede definitiva. O então presidente, Onésimo Sell, foi responsável por oficializar a nova localização e garantir a continuidade das atividades legislativas.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP