Cuidar da saúde e garantir o bem-estar dos animais. É esta a paixão e o dom dos profissionais da clínica Gato Quilate de Guaramirim. Atuando desde 2010 a clínica atende animais de pequenos porte para consultas e cirurgias.

O cuidado e zelo pelos bichinhos fez da clínica referência na cidade. O local possui profissionais capacitados no atendimento cirúrgico, dermatológico e odontológico dos pets.

Dra. Josi Gomes

Dermatologia Veterinária

Doenças de pele em cães e gatos podem ser causadas por vários fatores, como contato com produtos químicos, intoxicação alimentar, parasitas entre outros.

Sintomas mais comuns da doença de pele animal

Os sintomas mais comuns são:

  • coceiras excessivas
  • lambedura nas áreas afetadas
  • dores de ouvido
  • queda e falhas nos pelos
  • descamações na pele
  • secreções

Contudo, há outros sintomas que podem ser manifestados. Por isso, é essencial buscar acompanhamento do veterinário dermatologista. Só assim, será possível diagnosticar o pet da maneira mais assertiva possível.

Agentes que causam doenças de pele em pets

Apesar de, na maioria dos casos, pulgas e carrapatos serem os maiores causadores de doenças de pele, outros agentes, como alergias, infecções, tumores, piodermites, seborreia, caspas, bactérias, fungos, tumores, ácaros (que causam a sarna), berne e micoses fazem parte da lista de doenças que precisam de uma atenção especial do dermatologista veterinário.

A Clínica Gato Quilate dá a dica de alguns cuidados para prevenir doenças na pele do seu bichinho:

  • Banhos e escovação dos pelos

Os banhos e a escovação são procedimentos que ajudam a remover a sujeira da pele e a retirar os pelos mortos e a oleosidade do corpo, combatendo o aparecimento de pulgas, carrapatos, bactérias e fungos.

  • Alimentação e saúde da pele

A alimentação é um dos fatores que mais influencia na condição da pele do animal, por isso, é importante que ele tenha uma dieta equilibrada e que contenha todos os nutrientes que precisa para manter sua saúde em dia.

Uma dica de ouro é se certificar que ele está recebendo a quantidade certa de ácidos graxos como o ômega-3 e ômega-6, pois são essenciais para uma pele saudável.

Dias quentes e frios

Para os dias mais frios, é preciso cuidar para que o pet esteja aquecido, e isso pode incluir o uso de roupinhas. Também é recomendável reduzir a frequência de banhos e preservar os pelos, pois eles ajudam a reter o calor.

Já em dias mais quentes, lembre-se sempre de deixar água fresca à disposição do seu pet, passear em horários que o sol esteja mais fraco e em locais que haja sombra para descanso, além de tosar o cão e o gato com pelagem muito cheia.

Conheça a Gato Quilate

A Clínica Veterinária Gato Quilate fica na rua Vinte e Oito de Agosto, 489 - no bairro Nova Esperança, em Guaramirim - SC, 89270-000.

Para ficar por dentro de todas as novidades acesse as redes sociais Instagram e Facebook.