Em competição gastronômica, Melissa Obenaus se destacou com receita familiar, um doce típico da culinária alemã.

A aluna do sétimo semestre do curso de Nutrição da UniSociesc Jaraguá do Sul, Melissa Obenaus, é uma das finalistas da 2º edição do concurso Histórias e Receitas Urbano Alimentos - Ensino Dual. A premiação será nesta quarta-feira, a partir das 18h, via plataforma do YouTube. O desafio foi aberto em abril deste ano para alunos matriculados em Unidades Curriculares (UCs) dos cursos de Nutrição, Tecnólogo e Bacharelado em Gastronomia das instituições de ensino superior do Grupo Ânima Educação.
Melissa é a única representante da regional Sul, que inclui os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao lado dela, mais três alunos disputam o primeiro lugar, cuja premiação é um kit de facas Chef Century, com estojo de 10 peças Tramontina, e o valor de R$ 1 mil reais. Os demais estudantes que estão na grande final representam, respectivamente, as regionais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás; São Paulo; e Nordeste.
“Quando fui selecionada, eu não acreditei. Estava em casa e recebi a notícia da professora Ariane. Essa é uma grande oportunidade para mostrar o meu trabalho e o que ele significa para mim”, diz Melissa, que participa do concurso pela segunda vez. No ano passado, quando a ação foi realizada em duplas, ela e sua colega quase emplacaram o primeiro lugar, mas não passaram na semifinal.
A receita da cuca de banana escolhida pela estudante tem um ingrediente especial, o afeto presente na transmissão de saberes de geração para geração. Apesar de ser um doce típico do município de origem alemã onde mora, a receita tem seus diferenciais. “A forma de preparo que escolhi foi a que minha avó me ensinou. Eu cresci com ela e a ajudava a fazer muitas cucas. Essa vivência foi um grande aprendizado”, conta a jovem, que também faz questão de ressaltar que substituiu a farinha de trigo pela de arroz.
Para participar do concurso, os alunos tiveram que gravar um vídeo preparando as suas receitas e contando a história que as inspirou. O material foi analisado e julgado por uma comissão composta por coordenadores de áreas das regionais e de curso, bem como professores das UCs locais, tanto de Turismo e Hospitalidade quanto de Ciências Biológicas.
Os quatro estudantes selecionados prepararão as receitas nas instituições onde estudam. Todo processo será transmitido ao vivo para a comissão que dará o veredito. O grupo de avaliadores terá um representante da Urbano Alimentos, da coordenação da UC Dual Nacional, da área de Turismo e Hospitalidade ou Ciências Biológicas do Grupo Ânima, além de um docente convidado.
“A nossa intenção é que o aluno seja o protagonista do seu processo de aprendizagem, que construa ativamente o seu conhecimento. Ter uma discente nossa como finalista desse concurso nacional é um grande orgulho, mostra todo o engajamento de estudantes e professores em prol de uma educação que faz a diferença”, observa a professora da UniSociesc Jaraguá do Sul, Ariane Ribas Toneti dos Santos.
Nas instituições que compõem o Grupo Ânima Educação, em vez de as disciplinas serem ministradas nos moldes tradicionais do ensino superior, são oferecidas as Unidades Curriculares, com duração de um semestre. Elas são aplicadas sempre em torno de um desafio da área de conhecimento da graduação e de forma articulada e multidisciplinar. Nas UCs, os desafios são propostos por empresas parceiras. Os estudantes precisam criar soluções, desenvolver projetos, aplicando tudo que aprendem em sala de aula.
“Para a Urbano Alimentos, a parceria é importante por conectar a empresa e seus produtos aos alunos. É muito gratificante saber que estudantes utilizaram nossos produtos para a preparação de receitas familiares e para revisitar momentos de suas vidas. Neste concurso, descobrimos belas histórias”, diz Reynaldo de Carvalho, coordenador de marketing da Urbano Alimentos.
E que tal a cuca de banana da Melissa para um gostoso café da manhã ou da tarde?

Cuca de Banana (receita)
Ingredientes:
1 ovo;
2 colheres de sopa de manteiga (60g);
1 xícara de açúcar refinado (180g);
raspas da casca de 1 limão;
3 xícaras de farinha de arroz urbano (450g);
1 sachê de fermento biológico (10g);
1 xícara e 1/2 de água morna (360ml);
10 bananas (480g);
1 pote de nata (350g);
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (45g);
1 colher de sobremesa de canela em pó (6g).
Modo de preparo:
Em um recipiente, adicione o fermento e uma xícara de água, misture bem e reserve; Em uma vasilha, misture a manteiga, o açúcar refinado, o ovo e misture bem; Adicione as raspas de limão, a farinha de arroz, meia xícara de água e misture; Coloque a massa em uma forma untada e deixe descansando por 30 minutos dentro do forno desligado ou em um lugar quentinho; Prepare o recheio cortando as bananas e logo em seguida distribua as rodelas em cima da massa; Em seguida, misture a nata, o açúcar mascavo e a canela, mexa bem e distribua em cima das bananas; Pré-aqueça o forno a 250º por aproximadamente 10 minutos; Leve a cuca para assar por cerca de 40 minutos.

Serviço:

O quê: 2º edição do concurso Histórias e Receitas Urbano Alimentos - Ensino Dual.
Quando: quarta-feira, a partir das 18h.
Onde: UniSociesc Jaraguá do Sul.
A final será transmitida via YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=KqXHG-4xjfM.