O olhar visionário do empreendedor Kreis Junior, permitiu que a Raumak cruzasse as fronteiras do Brasil e alcançasse novos patamares ao redor do mundo.

Tudo isso começou em 2000, quando o atual proprietário comprou a empresa do pai, Raulino Kreis, e tomou a importante decisão de iniciar o processo de internacionalização. Ele afirma que ao assumir a empresa, percebeu que o crescimento da Raumak dependia da forma como ele daria continuidade na participação do mercado.

"Para eu assumir todos esses compromissos era necessário ter mais resultados de vendas. Então começamos a participar de feiras no exterior e montamos um setor de exportação. Gradualmente, fomos contratando representantes em outros países, começando na Venezuela, depois no Chile, e isso foi nos dando outro posicionamento no mercado", conta.

Ele conta que ao iniciar esse processo, ainda nos anos 2000, toda a equipe foi abraçando a causa, e assim começaram a atender as demandas do mercado e adaptar o equipamento, já que cada país tem a sua regulamentação técnica, seja de segurança ou normas eletroeletrônicas.

"Fomos aprendendo e customizando nossa máquina. É um aprendizado constante que permitiu a Raumak evoluir muito, inclusive os equipamentos do Brasil."

Ao mesmo tempo que a Raumak foi desbravando o mundo e sendo conhecida em outros países, Kreis Jr. destaca que isso também refletiu na imagem da empresa no país. "Se você está exportando e passando as fronteiras é sinal que você tem tecnologia e qualidade."

Ao longo da trajetória a empresa foi demarcando o território e participando mais do mercado externo e, com isso, também permitiu uma chancela para vender para grupos que não vendiam diretamente antes, como, por exemplo, a Nestlé. Cuja primeira venda ocorreu para a unidade da Argentina, a segunda para a Colômbia, e então para a unidade do Brasil.

Kreis Junior evidencia que foi um investimento significativo no começo entre feiras, contratar representantes, fazer visitas, liberar máquinas de demonstração. E hoje a Raumak é muito bem vista no mercado externo, sendo que a exportação é fundamental para o crescimento e rentabilidade da companhia.

"Atualmente, 50% do nosso faturamento é exportação. Queremos buscar 60% e ser predominantemente exportadores. Porém, sempre tendo o cuidado de não deixar o mercado nacional, pois acreditamos que não se deve fechar as portas para onde você nasceu."

Raumak no mundo

A Raumak está em mais de 47 países, com mais de 5 mil máquinas instaladas no mundo. A empresa conta com uma unidade em Atlanta, nos Estado Unidos da América (EUA) desde 2014, a única unidade fora do Brasil que possui máquinas a pronta entrega, além de peças e área de serviço. Também possui escritório na Colômbia e no México. Entretanto, desde 2000 participa de várias feiras nos EUA, México, Colômbia, Peru, Turquia, etc.

Em constante expansão, a Raumak é vista como uma empresa que está sempre em desenvolvimento no quesito tecnologia, acompanhando a tendência de mercado e buscando inovações para serem aplicados nos produtos.

"Manter esse equilíbrio de aumentar a exportação mas sem deixar de olhar a importância do mercado nacional é essencial. Temos uma boa participação no mercado e dividir essa participação demonstra o quanto estamos preparados tecnologicamente com estrutura e com equipamento", finaliza Kreis Junior.

Linha do tempo

  • 2000 - Inicio das exportações
    Investindo em certificações, atendimento ao cliente e soluções personalizadas, a Raumak faz a primeira exportação enviando um equipamento para o Chile;
  • 2004 - Primeira feira no México
    Raumak se lança em sua primeira feira no exterior, a Expo Pack, no México;
  • 2006 - Primeira feira dos Estados Unidos
    A empresa se apresenta oficialmente nos Estados Unidos na feira Pack Expo, em Chicago;
  • 2014 - Abertura da filial nos Estados Unidos
    Para estreitar o relacionamento com o mercado norte-americano, expande as atividades e abre a primeira filial no exterior: a Raumak North America, localizada em Atlanta, no estado da Geórgia;
  • 2017 - Atendimento exclusivo na Colômbia
    Para firmar os negócios na Colômbia e melhorar a proximidade com os clientes, abre o primeiro escritório comercial internacional;
  • 2019 - Escritórios Internacionais
    Ampliando ainda mais a rede de atendimento, a Raumak mantém escritórios comerciais na Colômbia e México, melhorando ainda mais o tempo de resposta e o relacionamento com os clientes.

Onde encontrar

A Raumak Packaging fica na rua Raulino Kreis, número 136 no bairro Ilha da Figueira. Para conhecer mais sobre a empresa acesse o site: www.raumak.com.br ou siga @raumakpackaging no Instagram, Facebook, Youtube e Linkedin.

Para entrar em contato com a empresa utilize os contatos: telefone: (47) 3370 4540 e email: raumak@raumak.com.br