Agricultura ganha incentivo

Foto: Pixabay

Por: Elissandro Sutil

24/08/2015 - 11:08

 

A agricultura, pecuária e piscicultura são atividades importantes na economia de Guaramirim, com destaque para arroz, banana, gado, tilápia e palmáceas (palmeira real e pupunha). Para incentivar os produtores, considerando-se as oscilações por que passa esse setor, a Prefeitura de Guaramirim tem adotado diversos estímulos para fortalecer a atividade no município.

A agricultura é um dos setores mais sensíveis da economia. Está sempre sujeita a fatores externos tais como preço dos insumos, conflitos internacionais, alterações climáticas (frio, inundações, estiagens). O auxílio do poder público visa garantir a viabilidade da produção diante desses imprevistos.

Um dos programas é o de distribuição de macadame para os agricultores, gratuitamente. O objetivo é garantir o acesso às propriedades, que podem ser prejudicadas por diversos fatores, como chuvas fortes. Anualmente são entregues mais de 200 cargas de macadame entre o total de produtores. Com o material na propriedade, eles aplicam para corrigir as estradas sempre que necessário.

Também disponibiliza maquinário para uso temporário nas propriedades. retoescavadeiras, tratores pás carregadeiras, máquinas de esteira, entre outros.

Foto: Pixabay

retroescavadeiras

Em parceria com a Epagri também distribui calcário aos produtores, conforme a necessidade de solo apresentada. O mineral é transportado até as propriedades com caminhões da frota municipal. Também é oferecido o maquinário para as diversas necessidades das etapas de preparação do solo, plantio e colheita.