Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

76 anos de Guaramirim: gente, história e transformações

Foto: Visite Guaramirim

Por: Elissandro Sutil

25/08/2020 - 12:08 - Atualizada em: 26/08/2025 - 22:41

Município celebra aniversário com programação especial e reforça identidade construída por gerações

Nesta quinta-feira, dia 28 de agosto, a cidade de Guaramirim celebra 76 anos de sua história. As festividades que marcam o aniversário iniciaram no dia 9 de agosto, com a realização do Campeonato Varzeano de Futebol, e se estendem até o dia 31, com eventos que incluem jogos, o tradicional desfile de aniversário e o evento Dança Guaramirim.

Para o Secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Darci Jacobi, o objetivo é que os moradores e visitantes participem das atrações que serão realizadas. Segundo o secretário, o desfile de aniversário deste ano será diferente: terá início às 8 horas a partir da Praça Cantalício Érico Flores, e término na Rua João Butschardt, entre a Drogaria Catarinense e a Escola Almirante Tamandaré.

Dentre as atividades previstas para o dia festivo, estão a distribuição de guloseimas para as crianças que irão participar do desfile, além da disponibilidade de brinquedos, haverá também ônibus escolares que farão transporte de ida e volta dos estudantes que não irão acompanhados dos pais para o desfile, além da participação de 80 entidades durante o evento.

Identidade e cultura de Guaramirim

Foto: Arquivo Histórico Pastor Wilhelm Lange – Guaramirim

Em sua identidade, Guaramirim preserva ainda costumes trazidos por seus colonizadores: alemães, italianos, poloneses e açorianos. Dentre os hábitos, ainda são bastante comuns as tradicionais reuniões de família aos finais de semana, festas de aniversários e as preparações das casas e do comércio para o natal.

Desde 2017, a cidade detém o título de cidade das guirlandas, concedidas por sua ampla utilização, não apenas no natal, mas em outras datas comemorativas, como a Páscoa.

Também conhecida pela produção de alimentos em conserva e outros produtos artesanais, Guaramirim realiza eventos tradicionais de cavalos com torneio de laço, esportivos, motocross, encontro de trilheiros, jipes e motos. Cada costume encontrado em Guaramirim, bem como a roda de chimarrão, reforça sua rica e múltipla cultura, composta por diferentes moradores que vieram para o município.

Segundo a presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, um dos maiores desafios da cidade ainda é pensá-la para o futuro, dada às diferentes realidades de cada bairro e serviços à disposição da população.

“A gente precisa pensar essa questão do transporte, da mobilidade e da acessibilidade e inclusão, para permitir que todos tenham acesso aos mesmos espaços e o respeito” reitera Cristiana.

Turismo e Tradição

Foto: Prefeitura de Guaramirim

Guaramirim fica distante do mar, mas perto o suficiente da natureza para oferecer atrativos turísticos de lazer ou esportivo o ano todo. Dentre os mais conhecidos pontos turísticos e também gastronômicos, destaca-se a Represa de Guaramirim, um espaço acolhedor com restaurante e de fácil acesso pela BR-280. O espaço é famoso pelo seu cascudo (um tipo de peixe), que é considerado um dos melhores do Brasil. Entre os atrativos naturais destaca-se ainda a Pedra do Sapo, Cachoeiras do Jacu-açu e o Salto do Guamiranga.

Rica por seu patrimônio cultural e histórico, quem já visitou a Estação Ferroviária encantou-se com seu charme, uma construção que faz lembrar os trens de passageiros, muito comuns no século passado. Hoje, a estação que é um símbolo passa por uma revitalização após problemas que foram constatado da última reforma.

Na rota dos patrimônios históricos de Guaramirim, fazem parte ainda a Paróquia Senhor Bom Jesus, Morro da Santa, Igreja dos Imigrantes e diversas capelas das comunidades locais.

Entre os espaços de lazer, a cidade conta com parque aquático, a Praça Cantalício Érico Flores, e a Serafim José dos Santos, local de encontro junto a duas figueiras centenárias no bairro Guamiranga. Conhecidos por suas paisagens naturais, a comunidade local preserva o estilo de vida do campo.

Educação: acima da média nacional

Foto: Prefeitura de Guaramirim

Atualmente, a rede municipal de ensino de Guaramirim é formada por 25 unidades escolares. Dentre elas, 11 são Centros de Educação Infantil (CEIs) e 14 são escolas de ensino regular. Ao todo, 394 professores atuam nessas instituições, atendendo desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.

Em um comparativo com outras unidades escolares do país, de acordo com dados da Agência Brasil sobre a Educação Básica, em 2024, cerca de 31,7% das matrículas no país foram feitas em cidades com até cinco escolas. Já os municípios com até dez escolas concentraram 52,7% das matrículas. Apenas 2,1% das cidades brasileiras possuem mais de cem escolas.

Nesse contexto, ainda que Guaramirim seja considerada uma cidade de pequeno porte, com suas 25 unidades escolares, está acima da média nacional. O número expressa sua capacidade educacional e a coloca em destaque no cenário regional.

Do campo à indústria

Foto: divulgação Formitz

O município teve sua colonização iniciada em 1851, e até sua emancipação em 1949, sua economia era estava voltada a bananicultura e a rizicultura, prática conhecida como cultivo do arroz. Atualmente, seu principal motor é a indústria, setor que ocupa 51,35% da economia local.

Já a partir dos anos de 1960 e 1970, por conta de sua proximidade de cidades como Jaraguá, Blumenau e Joinville, a localidade passou a receber grandes empresas, passo que iniciou a transformação da matriz econômica da cidade.

Atualmente, Guaramirim firma-se como um polo industrial e logístico, de grande importância para a economia catarinense, seja pela proximidade de portos como (São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Itapoá) e aeroportos (Joinville, Navegantes e Curitiba).

De acordo com dados do Centro de Inteligência Estratégica da FACISC (2025), o PIB de Guaramirim em 2024 foi estimado em R$ 2,7 bilhões, posicionando o município como a 5ª maior economia do Norte catarinense.

A economia do município é composta pelos seguintes setores:

Indústria: 51,35%
Serviços: 26,70%
Comércio: 18,05%
Construção civil: 3,31%
Agropecuária: 0,5%

Masterplan: um passo para o futuro de Guaramirim

Foto: Fábio Junkes/OCP News

O Masterplan de Guaramirim é um projeto de longo prazo que vai orientar o crescimento urbano, econômico e social da cidade nas próximas décadas. Criado para responder aos desafios do desenvolvimento, ele busca tornar Guaramirim uma cidade mais organizada, funcional e que se prepara para o futuro, com foco em mobilidade, infraestrutura, áreas verdes e qualidade de vida.

O projeto está sendo desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento Local (ADL), com apoio da Prefeitura, da ACIAG e patrocinadores locais. A elaboração técnica é feita pelo escritório Índio da Costa A.U.D.T., referência nacional em urbanismo. A proposta considera a participação da população por meio de questionários e oficinas em bairros, e prevê a continuidade do plano independentemente da gestão municipal vigente.

Para a gestão do município, a cidade vive um momento especial, com projetos que visam garantir serviços de qualidade e transformação.

“Sou apaixonado por Guaramirim e, hoje, como prefeito, tenho a alegria de estar vivendo o momento que vai transformar nossa cidade no que sempre sonhamos”, disse Adriano Marcel Zimmermann, prefeito do município.

Entre os principais objetivos do Masterplan estão a organização do território, a criação de um polo industrial e tecnológico, melhorias no transporte, qualificação de espaços públicos e integração com a natureza. Ao pensar a Guaramirim do futuro, o projeto tem como meta estruturar uma cidade mais eficiente, sustentável, e ao mesmo tempo, cuidando do meio ambiente.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP