7 versões da pizza ao redor do mundo

Foto: Pixabay

Por: Maria Luiza Venturelli

13/06/2020 - 10:06 - Atualizada em: 28/05/2024 - 11:38

Com uma infinidade de preparos e uma enorme variedade de sabores, a pizza tem conquistado os corações e paladares de pessoas ao redor do mundo. Esse prato encontra-se presente em diferentes países, adaptando-se a cada cultura.

Com inúmeras opções saudáveis, com carne, vegetarianas e até mesmo doces, a pizza torna-se uma escolha conveniente e prática para diversas ocasiões ao longo do dia, sendo ideal para encomendar via aplicativos de entrega.

Foto: Pixabay

Brasil

O Brasil é um dos países que mais consome pizza no mundo. O jeitinho brasileiro de cozinhar transformou os sabores de pizza em algo único, que só por aqui é possível encontrar.

A criatividade brasileira inventou sabores novos, como a pizza de estrogonofe. Além do sabor principal, no Brasil as pessoas costumam adorar uma borda recheada, o que não é tão comum em outros países.

Outra característica brasileira é a forma de comer a pizza, com garfo e faca. Além disso, os brasileiros amam tanto essa receita que existem rodízios especialmente para elas.

Nova Iorque

Os Estados Unidos é conhecido também por criar suas próprias versões da pizza. Nova Iorque por si só já tem uma pizza com seu nome, a famosa pizza nova-iorquina.

O objetivo da receita é ser uma refeição prática e rápida, além de ter baixo custo. A borda é espessa e crocante, mas a massa é tradicionalmente fina. Costuma ser vendida em fatias largas para viagem e deve ser comida com as mãos, dobrada ao meio.

Chicago

Outra pizza característica dos Estados Unidos é a pizza de Chicago. Por lá, o prato é uma espécie de torta, com uma explosão de recheio.

Ela é alta, com cerca de sete centímetros de altura, além de muito molho e queijo para rechear o prato, que pode ter outros vários recheios diferentes.

Roma (Itália)

A capital da Itália tem também o seu jeitinho de fazer pizza. O estilo romano é composto por uma massa fina, crocante e com pouco molho e recheio. Esta pizza é conhecida como napolitana.

Outra pizza característica de Roma é a al taglio, considerada mais uma forma de comer do que um sabor ou preparo, pois é vendida em fatias e cobrado por peso. Apesar das várias semelhanças com a do tipo napolitano, a al taglio é um pouco mais grossa e com mais variedades de recheios.

Palermo (Sicília)

Na capital da Sicília, a pizza é chamada de Sfincione, uma das mais populares comidas de rua da região. Lembra muito uma focaccia, pois é retangular e alta, com dois centímetros de altura e massa macia.

Antes de ir para o forno, é untada com azeite, para o fundo crocante. Também leva queijo, molho de tomate denso e farinha de rosca torrada.

Austrália

Talvez a mais diferente da lista! A Austrália é um país que gosta de diferenciar as receitas. Os sabores mais comuns do país são de carne de emu, crocodilo e canguru. Parece estranho, mas por lá os australianos adoram.

No Brasil o costume em algumas regiões é usar ketchup para incrementar a pizza. Já na Austrália, eles preferem o molho barbecue, utilizado para complementar os sabores.

Espanha

A “Coca” é a pizza espanhola, que é mais encontrada na região da Catalunha. A massa é fina e crocante, porém mais dura e oleosa do que a versão brasileira.

Os recheios se aproximam da versão do Brasil, pois pode ser doce ou salgada e ter vários ingredientes diferentes, como ovo, carnes, vegetais e queijos.

Foto: Pixabay

Em Jaraguá do Sul há diversas pizzarias que contam com cardápios caprichados e opções para todos os paladares e gostos. Independente da escolha de sabor e da preferência pela massa, o prato é um dos preferidos de muitas pessoas. E você, qual o seu estilo e sabor de pizza favorito?

 

Notícias no celular

Whatsapp