Zoo de Pomerode: fotos e fatos incríveis de 60 anos atrás

Garoto e filhotes de leão em foto da década de 60

Por: Claudio Costa

11/04/2016 - 13:04

Além da forte herança alemã, Pomerode guarda um lugar especial, onde as pessoas podem conhecer de perto as mais diferentes espécies de animais. Há décadas, o zoológico é destino certo para quem busca entretenimento no pequeno município localizado no Vale do Itajaí. Criado por Hermann Weege (1877 – 1947), importante empresário e político do município, o local nasceu meio que por acaso.

1

Hermann Weege, fundador do Zoológico de Pomerode

Em 1924, um acidente foi advento que marcou a criação do zoológico. Um vazamento no reservatório de água das indústrias de Weege formou lagoas. Após o acontecimento, ele começou a criar animais domésticos nos fundos da sua casa. Depois, o empresário criou capivaras e porcos do mato. Com o tempo, o espaço também passou a receber jaguatiricas, onças e outros animais maiores.

10

Zoológico foi construído em volta das lagoas formadas após acidente na década de 30

9

Zoo na década de 30

Os anos foram passando e a importância do zoológico, o primeiro privado no Sul do Brasil, foi aumentando. O zoo foi registrado no Ministério da Agricultura em 1941. Isso possibilitou a permanência de outros animais como macacos e águias. O registro também possibilitou a vinda de animais exóticos para o local.

2

Visita oficial da neta de Hermann Blumenau, fundador de Blumenau, ao zoológico

O ano de 1950 foi muito importante para a história do zoológico. O local passou a criar e procriar ursos e grandes felinos como pumas, onças pretas e leões. Nesta década, pinguins, serpentes e peixes ornamentais reforçaram o plantel do zoológico. Outro grande acontecimento foi a criação da Fundação Hermann Weege, que administra o espaço até hoje.

5

Tratador e filhotes de leão na década de 60

Os anos 80 foram marcados pelo aumento no número de recintos do zoológico. Foram construídas as primeiras alas: aves, primatas e pequenos mamíferos. Mas, com o fechamento da Indústria Weege, o zoo passou a enfrentar dificuldades financeiras nos anos 90. O local chegou a ser fechado pelo Ibama, mas foi reaberto uma semana depois. A partir de então o zoológico passou a receber dinheiro da Prefeitura de Pomerode. Um empresário filantropo também colabora financeiramente com o zoológico e isso iniciou um período de grandes reformas e melhorias.

 Curiosidades sobre o Zoológico de Pomerode:

– Hermann Weege, criador do zoológico, abriu as estradas que ligam Pomerode a Blumenau e Jaraguá do Sul;
– O Zoológico de Pomerode é o terceiro mais antigo do Brasil;
– Estima-se que mais de 2 mil animais nasceram no zoo;
– No total, 1.400 animais vivem sob os cuidados dos tratadores, biólogos e veterinários;
– No início do zoológico, os bichos eram tratados pelos funcionários das empresas de Hermann Weege;
– Segundo informações dos funcionários, os animais que mais despertam interesse nos visitantes são o grou, a pomba-goura; a girafa e o elefante;
– Anualmente, o zoológico recebe aproximadamente 223 mil visitantes;
– O zoo presta atendimento aos diversos animais resgatados pelos órgãos ambientais (IBAMA, FATMA, Polícia Militar Ambiental).
– Os animais que mais recebem cuidados dos tratadores são os elefantes. Os espécimes presentes no zoo hoje foram resgatadas de circos.

Ampliação

Em março de 2014 o espaço começou a passar por reforma. A área de 35 mil m² deve ser ampliada até 100 mil m² (veja o artigo). As melhorias realizadas devem triplicar a estrutura do espaço. Também devem ser implantadas barreiras invisíveis (lagos, sistemas de aclive, declive, rochas artificiais), que impedem a movimentação dos animais, mas são imperceptíveis para os visitantes. Também é planejada a vinda de outras espécies para o zoológico.

Imagem: divulgação

Imagem: divulgação

Mais informações

O Zoológico de Pomerode fica localizado na rua Hermann Weege, número 180 – Centro. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (47) 3387-2659 e (47) 3387-4260. O site do zoológico (clicando aqui) também contém muitas informações sobre os animais. Você pode curtir a página do zoo no Facebook.