Apesar de algumas pessoas acreditarem que essa é uma moda passageira, o YouTube veio mesmo para ficar. Considerada uma plataforma concorrente da televisão, principalmente para o público mais jovem, a rede vem conquistando usuários a cada dia. São diversos canais de sucesso que produzem conteúdos de qualidade para diferentes públicos, como é o caso de Morgana Santana, natural de Itapema e que hoje reside em Indaial.

Com 21 anos, a jovem já atingiu mais de 3 milhões de inscritos em seu canal, que tem como foco o entretenimento. Com reconhecimento nacional, Morgana é a única Youtuber mulher que ainda mora em Santa Catarina a atingir essa marca. Para a jovem, mais importante que números e reconhecimentos, é o carinho das pessoas.

 

"Eu trato elas como se fossem parte da minha família, com amor, carinho e atenção. São pessoas que gostam de mim, do meu trabalho e de quem eu realmente sou”, conta.

A história de Morgana

Hoje, o trabalho principal de Morgana Santana é o de se dedicar totalmente ao YouTube e na produção de vídeos para o canal. Seus primeiros vídeos foram lançados na plataforma em 2010, quando tinha 12 anos, sobre temas como Barbies e outros comentados por meninas na infância e adolescência.

 

“Desde pequena, eu gostava de gravar vídeos, mas somente em 2010 comecei a ter acesso à internet, o que me motivou a criar um canal. Naquela época, uma professora passou meu primeiro vídeo do canal para os colegas de aula assistirem, de forma positiva, ela gostaria de mostrar a eles a importância da comunicação. Infelizmente, não deu certo, muitos adolescentes e colegas comentaram sobre o assunto de forma negativa, o que me levou a excluir o canal”, explica Morgana.

 

Prestes a completar 15 anos, a Youtuber criou outro canal, porém com foco em “Meus 15 anos”, em função do seu aniversário. O canal abordava sobre os preparativos para uma festa de debutante. Aos poucos, os temas foram se diversificando, tudo, claro, no universo da adolescência, tema que Morgana dominava, como, por exemplo, menstruação e maquiagem.

Foto Reprodução

O sucesso do canal

O crescimento estrondoso no número de inscritos do canal ocorreu em 2017, com média de 100 mil novos inscritos por mês. Morgana conta que a dedicação precisa ser diária. “Hoje, minha atenção é total ao YouTube e ao Instagram”, informa. Nesta última rede social, Morgana possui mais de 770 mil seguidores.

“Para o YouTube, gravo vídeos praticamente todos os dias, inclusive aos fins de semana”, conta. Atualmente, o canal é atualizado quatro vezes na semana e sua conta no Instagram diariamente. Os temas escolhidos para seu canal sempre são pensados de forma aberta, com o intuito de entreter e trazer boas risadas às famílias, como, por exemplo, “grávida por um dia”, paródias e etc...

Foto Redes Sociais

"Quando você quebra a barreira de um milhão de inscritos no canal tudo se torna mais visível para marcas nacionais. O que era um sonho para mim, hoje, graças a Deus, estou conseguindo realizar", relata. Devido a sua grande audiência no YouTube, Morgana Santana despertou o interesse de diversas marcas famosas, entre elas Gilette, Sephora, Sony Pictures, Asus, Studio Z, Assepxia, Havan, Moleca, Via Uno, Trusshair e Likee.

Hoje, o canal de Morgana conta com auxílio da gestão do próprio YouTube. A plataforma seleciona canais que possuem potencial e passa a auxiliá-los, dando dicas e feedbacks sobre os materiais produzidos. “Esse passo foi muito importante para mim, porque foi observado o potencial nos vídeos que produzo e isso é gratificante”.

Projetos para 2020

Atualmente, a Youtuber produz conteúdos com a ajuda do marido, William Metzner, além de uma equipe composta por editor e alguns familiares que participam das gravações como personagens. No entanto, com o aumento da carga de trabalho, ela pretende ampliar a equipe com novos profissionais.

Foto Redes Sociais

O planejamento, aliás, foi o grande trunfo de Morgana para que ela alcançasse tamanho crescimento. Outras metas para este ano são atualizar o canal todos os dias, lançar produtos com a marca Morgana Santana e chegar aos 5 milhões de inscritos no canal até o fim do ano, e 1,5 milhão de seguidores no Instagram.

Reconhecimento nacional

Além das marcas que já procuraram e as que estão em contato com jovem para realizar companhas publicitárias, Morgana possui seguidores em todos os estados do Brasil. Atualmente, o vídeo mais acessado dela tem 2,5 milhões de visualizações. Muitos outros possuem mais de 1 milhão e os acessos vêm aumentando diariamente. Questionada se o fato de ser reconhecida na rua por fãs a incomoda, Morgana ressalta: “não, eu amo! Sempre converso e tiro fotos com as pessoas que chegam até mim. Fico muito feliz com o carinho delas”.

Foto Divulgação

Para ela, existem momentos que são impossíveis de esquecer, como a visita a uma fã que tinha deixado de estudar por conta de uma deficiência. Após esse encontro, a jovem mudou totalmente, sua mãe relatou que ela voltou a estudar, principalmente motivada por querer ler a descrição dos vídeos no canal.

 

“A dica que eu posso dar para pessoas que estão começando nessa profissão é para não desistir. Críticas sempre terão, mas se você ama o que faz, precisa ouvir seu coração e seguir em frente. Além disso, não tenha vergonha do que os outros vão falar, eu sofri bullying, mas sempre amei fazer vídeos e faço porque amo, por isso está dando certo, as pessoas precisam fazer por amor”, finaliza Morgana.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger