Segunda Osterpark começa em março, mas voluntárias preparam artesanato e decoração há três semanas

Por: Elissandro Sutil

24/01/2018 - 06:01

A garagem de casa se transformou em uma grande oficina. De um lado, tecidos coloridos, bambolês, pincéis, papéis e muitas casquinhas artificiais. De outro, em lugar de destaque, grandes coelhos de tecido estão prontos para brilhar na Páscoa. Mas não são apenas eles que irão fazer sucesso na época mais doce do ano, com a produção a todo vapor, 32 coelhos de pelo menos três tamanhos distintos já estão prontinhos para a segunda Osterpark, marcada para começar no dia 3 de março.

A primeira edição, que reuniu cerca de 20 mil pessoas durante os seis finais de semana de evento, segundo estimativa da Associação dos Clubes de Mães de Jaraguá do Sul, começou a ser pensada ainda em 2015, quando Waltraud Vieira teve a ideia de produzir uma festa para a comunidade. Foram dois anos desenhando um evento que estivesse voltado para a cidade e para a família de Jaraguá do Sul. Depois de muito planejar, a primeira Osterpark aconteceu no Parque de Eventos e, para a idealizadora e organizadora, foi um sucesso e atingiu exatamente o objetivo.

De acordo com a vice-presidente da Associação, Kátia Rueckert, a produção de todo o artesanato e material que deve ser utilizado para a decoração deste ano começou há três semanas, mas o planejamento e organização da segunda edição iniciaram muito antes. “É um trabalho árduo. Quando terminamos a primeira edição e fizemos o balanço do que poderíamos melhorar, onde poderíamos acertar mais, o que deveríamos manter e o que acrescentar, já começamos a pensar nesta segunda edição. É tudo feito com muito carinho e nosso objetivo, desde o início, foi o de propiciar uma festa para a nossa comunidade, uma festa de Páscoa para que o jaraguaense não precisasse sair da cidade, que tivesse aqui uma festa bonita e acessível”, enfatiza.

Entre as atividades que fizeram sucesso em 2017, a pintura de casquinhas e também a de bolachas fizeram a festa de crianças e adultos. Segundo Kátia, na edição anterior foram cerca de 1,7 mil bolachas e quatro mil casquinhas de ovos. A estimativa é que neste ano os números saltem para três mil e mais de cinco mil, respectivamente. Mas, para isso, é necessário que a comunidade colabore com a doação de casquinhas naturais, garantindo a alegria da criançada. “Essas são artificiais, compramos, mas ainda precisamos de doação de casquinhas naturais”, conta Kátia.

EVENTO QUASE PRONTO 

Acessibilidade é um dos pontos fortes do evento, que se orgulha em atingir todos os públicos. Sem cobrança de taxa de entrada ou de estacionamento, há diversas opções gratuitas dentro do Parque de Eventos, como a disponibilidade de brinquedos para as crianças e até mesmo oficinas gratuitas, como a de pinturas de rosto. Além disso, Waltraud reforça o empenho da organização em minimizar os custos para os expositores, fazendo com que os preços também possam ser acessíveis ao público. “A gente batalha muito para que os expositores ofereçam preço acessível e produtos de qualidade”, ressalta.

Até o momento, 39 expositores já estão confirmados no evento, restando duas vagas, segundo a organizadora. Entre os produtos oferecidos por eles estão artesanato, chocolates e produtos coloniais. Além dos expositores, serão cerca de 10 opções no setor de alimentação e bebida.

As apresentações culturais, que foram sucesso na primeira edição, estão mantidas para a 2ª Osterpark. Os grupos e artistas que desejarem se apresentar no palco do evento devem procurar diretamente a Secretaria de Lazer, Esporte e Cultura do município.

SERVIÇO

O quê: 2ª Osterpark.

Quando: Dias 3, 4, 11, 24 e 25 de março, das 14h às 19h;

Dia 16 de março, das 18h às 21h;

Dias 10, 17 e 18 de março, das 10h às 19h.

Onde: Parque Municipal de Eventos.