Você tem usado os retrovisores da forma errada a vida toda

Por: Elissandro Sutil

02/06/2016 - 09:06 - Atualizada em: 02/06/2016 - 11:24

Você aí, que é motorista há uns bons anos, sabia que pode estar usando os retrovisores de forma errada? Melhor ficar ligado, pois a primeira grande dica é eliminar todos os pontos cegos da sua visão.

É difícil encontrar alguém que nunca tenha sido pego de surpresa por um motociclista ou pedestre surgindo de repente ao seu lado. Na verdade, ele não “surgiu do nada”, provavelmente, estava no ponto cego do veículo e por isso não foi visto com antecedência. Mas isso também serve para os motociclistas.

Também conhecido como “ângulo morto de visibilidade”, o ponto cego ocorre tanto nos retrovisores laterais, quanto no dianteiro e, apesar de ser praticamente inevitável, ele pode ser ajustado e minimizado, diminuindo assim a chance de acidentes.

Dá uma olhada nas dicas de como ajustar os seus retrovisores de forma correta, que encontramos no site SOS Solteiros:

eliminar-pontos-cegos-retrovisor

Regulando os retrovisores

Carro: sentando no banco do motorista, incline sua cabeça em direção ao vidro esquerdo e então ajuste o retrovisor desse lado, abrindo-o de modo que seja possível visualizar o mínimo do carro e o máximo da via. A mesma regulagem serve para o lado direito, lembrando que o motorista deve permanecer em seu banco e apenas inclinar-se em direção ao meio do carro para visualizar o espelho. O retrovisor interno também deve priorizar a visualização da via, nesse caso, a traseira.

Moto: os retrovisores de motocicletas devem mostrar o mínimo possível dos ombros do condutor em ambos os lados.

Fonte: Sos Solteiros e Blog da Ituran
Foto: Circulas