Na era dos smartphones, em que a comunicação está cada vez mais simples, poucos se recordam de como a vida era mais difícil antes – pelo menos neste quesito. Muita evolução foi necessária para que chegássemos ao estágio atual: por exemplo, você se lembra do pager?
Atualmente, é possível conversar com pessoas de qualquer lugar do planeta na hora que você quiser e de onde estiver. Mas já houve um tempo em que, se você estivesse em trânsito, longe de um telefone fixo, ficaria inacessível.
Um dos primeiros aparelhos a facilitar a comunicação foi justamente o pager. Quem é mais velho certamente se lembra, e as gerações mais novas talvez já tenham ouvido falar.
Você se lembra do pager?
Houve um aparelho que ajudou a revolucionar a comunicação e antecedeu o boom dos celulares. Estamos falando do pager – também conhecido como bipe.
Ele era um dispositivo pequeno que usava sinal de rádio para receber mensagens curtas de texto. Dessa forma, você podia estar na rua e, de repente, ele emitia um “bipe” (daí o nome pelo qual ficou conhecido), e apareceria algo como “Já estou em casa”, “Reunião às 17h”, “Plantão amanhã”, “Feliz Dia dos Namorados”, e por aí vai.
Ao longo dos anos 1990, o pager fez bastante sucesso no Brasil e chegou a ter perto de 1 milhão de usuários.
Os aparelhos estavam ligados a um número pessoal, e quem quisesse enviar uma mensagem para outro pager deveria ligar para uma central, informar o número e ditar aquilo que queria que aparecesse escrito.
Quem inventou o pager?
Embora o pager tenha se popularizado nos anos 1990, ele foi inventado no fim da década de 1940 pelo engenheiro canadense Alfred J. Gross, mais conhecido com Al Gross.
Ele, aliás, já havia sido o inventor do walkie-talkie, mas aí já é uma conversa para outra hora.
Ao longo de sua vida, Al Gross teve uma participação fundamental na evolução da comunicação sem fio e recebeu diversos prêmios por suas criações e contribuições.
Sem passar por essa fase, nós certamente não estaríamos hoje em um mundo em que é possível fazer chamadas de vídeo usando apenas o celular.