Um lugar onde a frase “colocar a mão na massa” nunca fez tanto sentido! Durante a infância, não há nada melhor do que incentivar as crianças a estimularem sua criatividade e autonomia. Afinal, quando você toma a iniciativa de fazer por você mesmo, o aprendizado é muito maior.

É com esse intuito que Blumenau recebeu o primeiro Espaço de Educação Maker em Santa Catarina e o maior da América Latina, instalado no Complexo do Sesi, desde março de 2017.

Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

Com uma estrutura diferenciada, o local trabalha dois pontos essenciais para a formação de uma pessoa: a colaboração e o trabalho em equipe.

“O Espaço veio para renovar a educação. Aqui, as ferramentas oferecem oportunidade aos estudantes de darem vida às suas ideias. Com isso, eles podem ser criadores e construtores com suas próprias mãos”, comenta a supervisora de contraturno, Ketlin Endler Cubas, 35 anos.

Diferentemente do que o "movimento maker" oferece no restante do mundo, ali as crianças precisam passar no mínimo um semestre. “Atendemos crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, mas com certeza nosso maior público é o infantil”, relata Ketlin.

Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

E engana-se quem pensa que o espaço vem para tomar o lugar das instituições de ensino. Ele serve como apoio às escolas e auxilia na formação de pessoas para o futuro.

“E esse futuro com certeza é agora! Quando a pessoa entra no mercado de trabalho, as competências técnicas são excelentes, mas e as competências comportamentais? Elas precisam aprender a trabalhar em equipe, se comunicar e resolver problemas mais complexos”.

No local, as crianças encontram kits de robótica, impressora 3D, cortadora a laser, câmeras de filmagem e fotografia, ferramentas elétricas e manuais, recursos que facilitam a aprendizagem das competências essenciais para os profissionais do século XXI.

"Blumenau é o único Espaço Maker no estado que possui um ateliê à disposição das crianças, porque a cidade é considerada um importante polo têxtil", reforça Ketlin.

Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

Recentemente, o trabalho realizado pela equipe do Espaço Maker de Blumenau e a dedicação dos alunos foram reconhecidos em uma importante competição internacional de robótica.

"Ficamos em primeiro lugar em uma das premiações concedidas no campeonato que ocorreu em abril deste ano em Houston, nos Estados Unidos. Receber esse prêmio e ficar entre os seis melhores projetos de pesquisa e entre os 12 melhores robôs da competição, nos tornou uma equipe conhecida mundialmente".

Um espaço que oferece muito mais do que aprendizado, mas a chance de fazer parte de uma equipe, de se relacionar com as pessoas e de ter inspirações para a vida toda!

 

Foto Giulia Venutti/OCP News Vale Europeu

Ficou interessado?

O Espaço Maker está com matrículas abertas para o segundo semestre. Basta ir até o Sesi, localizado na rua Itajaí, 3.434, no bairro Vorstadt, ou então entrar em contato pelos telefones 3231-5232 e 98403-5742.

Quer receber as notícias no WhatsApp?