Você sabe quando o trem vai passar? App promete avisar os horários de passagem em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

30/05/2016 - 08:05 - Atualizada em: 30/05/2016 - 09:39

Aquela frase “a gente nunca sabe quando o trem vai passar aqui em Jaraguá” está prestes a mudar. Isso porque um grupo está criando um aplicativo que vai alertar as pessoas sobre a passagem do trem por Jaraguá do Sul. 😯

O pesquisador Jefferson Amendolara cedeu uma entrevista à Rádio Jaraguá AM, e explicou que as pessoas saberão o exato horário e locais por onde a composição irá passar, entre outros serviços relacionados. O projeto “Piui – Trilhando Cidades Inteligentes” prevê o envio de notificações pelo celular aos internautas quando o trem de carga estivesse próximo de cruzamentos.

O objetivo é reduzir riscos de acidentes e o tempo de espera nestes locais. Segundo levantamento feito pelo grupo, uma pessoa gasta em média sete horas por mês, esperando a passagem de trens de carga no perímetro urbano de Jaraguá do Sul. Quanto aos acidentes, envolvendo a composição, foram 56 ocorrências entre os anos de 2013 a 2014.

O projeto “Piui – Trilhando Cidades Inteligentes”, conquistou o primeiro lugar no Startup Weekend Jaraguá do Sul Smart Cities, realizada entre os dias 13 e 15 deste mês, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). Foram aprovadas três ideias relacionadas ao desenvolvimento urbano.

Grupo vencedor da Start Up Weekend. (Foto: Divulgação/Piui Mobilidade Inteligente)

Grupo vencedor da Startup Weekend Jaraguá do Sul. (Foto: Divulgação/Piui Mobilidade Inteligente)

As equipes do Startup Weekend Jaraguá do Sul Smart Cities tiveram o desafio de criar, em até 54 horas, startups que propusessem soluções viáveis para o desenvolvimento urbano. Foram 47 inscritos divididos em sete equipes.

O Startup Weekend é o maior conjunto de eventos de startups do mundo, com edições realizadas em mais de 700 cidades em todos os continentes. Sem fins lucrativos, é realizado por voluntários e conta com patrocínio institucional global empresas como Google, Amazon, IBM, Microsoft, Techstars, Coca-Cola, Fundação Kauffman entre outras.

Acompanhe as novidades do app na página no Facebook e também no site do grupo. 😉

Fonte: Rádio Jaraguá AM
Foto: Reprodução