Você sabe por que as pessoas comemoram o feriado de Corpus Christi?

Foto Imagem Ilustrativa/Getty Images

Por: Giulia Venutti

20/06/2019 - 00:06 - Atualizada em: 20/06/2019 - 10:36

É só falar em feriado que as pessoas já começam a comemorar! Passa ano e chega ano, todos sabem que em alguma quinta-feira de maio ou junho ganhamos uns dias de folga do trabalho (o que não faz mal algum, né). Porém, você já parou para pesquisar ou se informar sobre a origem do feriado de Corpus Christi?

Já pelo nome conseguimos ter alguma noção do seu significado. Corpus Christi vem do latim e quer dizer “corpo de Cristo”. A data é usada pelos católicos para lembrar a morte e a ressurreição de Jesus. Neste sacramento, em uma referência direta à Última Ceia, que teria acontecido em uma quinta-feira, o pão consumido simboliza o corpo de Cristo, enquanto o vinho representa seu sangue.

Agora, por que será que o feriado ocorre em maio ou junho? A data marca exatamente 60º dia após o domingo de Páscoa (pode contar no calendário que não tem erro). Aqui no Brasil, o Corpus Christi é um feriado facultativo, então claro, vai de cada empresa decidir se dará ou não o dia de folga para os colaboradores.

Lembrando que aqui não importa a sua religião ou no que você acredita, hein? Mas, sim, o que esse dia representa para muitas pessoas. Então, vamos respeitar a crença do amiguinho e aproveitar que feriado de novo só daqui uns três meses.

Quer receber as notícias no WhatsApp?