Os 6 riscos que corre ao andar com os pneus do seu carro mal calibrados

Por: Elissandro Sutil

25/04/2016 - 12:04 - Atualizada em: 25/04/2016 - 13:34

Aos motoristas de plantão que não têm o costume de calibrar os pneus de seu carro periodicamente: fiquem atentos!

Você sabia que calibrar incorretamente, ou deixar de calibrar,  pode reduzir a vida útil do produto em 45% e aumentar o consumo de combustível do veículo em 4%?

Mas os riscos vão além do bolso. Não calibrar os pneus é perigoso para a segurança do seu veículo. O ideal é enchê-los toda semana, conforme a pressão indicada pela montadora, quando os pneus ainda estão frios, ou seja, no posto mais próximo da sua casa.

Entenda abaixo a que perigos você está submetido quando enche seus pneus demais ou de menos.

1 – O carro fica mais suscetível à aquaplanagem 

Os pneus estão diretamente ligados à dinâmica do carro e qualquer variação na pressão pode alterar o comportamento do veículo. Quando o pneu fica mais murcho, ou seja, quando deixa de ser calibrado, sua área de contato com o solo aumenta e ele empurra a água para frente ao entrar em um piso molhado. Com isso, o acúmulo de água a sua frente fica maior. Esse é o o gatilho para a aquaplanagem.

2 – O pneu pode sofrer danos por impacto

Com pressão baixa os pneus ficam mais sensíveis a danos na lateral por impacto, como queda em buraco, choque contra o meio fio, entre outros, o que faz aquela “bolha” na lateral do pneu. Essa bolha pode estourar e aí, bem, dê adeus a seu pneu.

3 – Seu pneu pode sair da roda

Sim, a má calibragem pode te levar a esse ponto. Chamada de detalonamento, essa situação é uma exceção, e exige uma série de fatores para acontecer. Além da pressão baixa dos pneus, o veículo deve estar muito pesado e numa curva bastante fechada, por exemplo.

4 – Seu SUV pode capotar

Os SUVs têm o centro de gravidade mais alto do que veículos como sedãs, por exemplo. Essa estrutura torna esse tipo de utilitário mais propenso a capotamentos, o que pode piorar se a calibragem não estiver em dia.

Em geral, os SUVs tem pneus maiores, com paredes grandes na lateral. Com o pneu murcho, as laterais baixam, a área de contato do pneu com o solo aumenta e isso pode fazer com que ele “segure” demais no chão.

5 – Uma picape pode perder estabilidade no eixo traseiro

É importante lembrar que todo tipo de carroceria sofre quando há falhas na calibragem, mas a picape fica especialmente instável quando os pneus têm pressão acima do normal. Ao carregar a picape, é preciso aumentar a pressão dos pneus. Mas ao esvaziá-la, a pressão deve ser reduzida ao normal exigido pela montadora.

6 – A performance de frenagem do veículo pode piorar

Segundo Astolfi, o ombro, ou seja, a lateral do pneu, é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.

Fonte: Revista Auto Esporte
Foto: Divulgação