Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Você sabe o que é um Maibaum?

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

27/04/2019 - 01:04 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Neste domingo (28), Blumenau vai reviver uma antiga tradição germânica. Às 9h30, o Grupo Folclórico Alemão Eintracht (Eintrachtvolkstanzgruppe), vinculado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia, fará pelo terceiro ano consecutivo o levantamento de um Maibaum (Árvore de Maio), em frente ao Museu dos Clubes de Caça e Tiro, na Itoupava Central. Mas, afinal, você conhece as origens do Maibaum?

A coordenadora do Grupo Folclórico Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg, explica que essa tradição vem dos antigos teutões (povos germânicos, descendentes do Império Franco, que viviam no centro e norte da Europa). “A forma atual, um tronco de árvore alto decorado com uma coroa no topo, é transmitida desde o século 16”, afirma.

Segundo Jane, o costume é que o Maibaum seja erguido no dia 1º de maio ou em Pentecostes (celebração religiosa 50 dias depois da Páscoa). Primeiramente, a árvore é carregada por homens em um desfile acompanhado de música. Depois, ocorre o seu levantamento, de modo geral em uma praça central durante algum evento festivo. Após a instalação, são feitas danças ao seu redor para comemorar a chegada da primavera (na Europa).

Normalmente, o tronco de um Maibaum é cortado, descascado e leva em seu topo uma guirlanda colorida. Na região da Baviera (Alemanha), por exemplo, o mais comum é pintarem os troncos em espiral azul e branco, mas também são encontrados em outras cores, como vermelho e branco, ou até mesmo em seu estado natural.

Ficou curioso para conhecer? Então, não perca a oportunidade de visitar o Maibaum do Grupo Folclórico Eintracht, que ficará instalado até o fim de novembro no Museu dos Clubes de Caça e Tiro, quando haverá a sua retirada, simbolizando o fim de mais um ciclo.

Foto Divulgação

Exposição de trajes típicos

Além do levantamento do Maibaum, o evento deste domingo terá a apresentação de danças folclóricas e a abertura da exposição de trajes típicos do Grupo Eintracht. A mostra contará a história do grupo com seus oito trajes e curiosidades sobre a sua trajetória ao longo de 32 anos. O espaço estará aberto para visitação até o dia 31 de maio, de terça-feira a sábado, das 10h30 às 16h30, com entrada gratuita.

Durante o evento, que faz parte do projeto “Dança… Vida, Amor e Interação!”, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, haverá a arrecadação de alimentos não perecíveis em prol da Casa de Repouso Amor à Vida.

O Museu dos Clubes de Caça e Tiro está localizado na rua Dr. Pedro Zimmermann, 10.377, na Itoupava Central.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Felipe Elias

Jornalista formado, em 2008, pela UniFiamFaam, em São Paulo (SP).