Você sabe de onde surgiram alguns dos grupos do Stammtisch de Blumenau?

Para aqueles que passam pela rua XV de Novembro, em Blumenau, durante o Stammtisch, muitas coisas chamam a atenção! Desde a organização de um evento como esse até a quantidade de pessoas que transitam por ali. Mas uma das coisas que as pessoas mais se perguntam é: de onde surgem alguns dos grupos com nomes tão mirabolantes? Poucos sabem as histórias que eles carregam por trás do evento.

Participando desde a primeira edição em 2000, o grupo ABOBO (Associação dos Bons de Bola) foi criado há 41 anos por cinco amigos com a intenção de se reunirem todas as segundas-feiras para um bate-papo.

Grupo Abobo (Associação dos Bons de Bola) l Foto Divulgação

Ao longo dos anos, mais pessoas foram aderindo ao grupo e o simples bate-papo evoluiu para as tão famosas partidas de futebol. Para Antonio José Schmitz, 32 anos, é incrível ver como apenas um encontro de cinco amigos tornou-se hoje uma confraternização de 40 pessoas, que se reúnem para contar boas histórias, jogar futebol, bocha e dominó.

“O encontro sempre acontece às segundas no Clube Guarani Esporte Clube. No Stammtisch fomos convidados a participar já na primeira edição. Tudo é muito simples e prático, desde a comida e as bebidas, pois o nosso objetivo é a confraternização entre nós durante todo o dia”, destaca Antonio.

Já o grupo Kleine Kneipe, que participa desde a 4ª edição, surgiu por conta de um gosto em comum entre os integrantes: a cerveja. Vasco José Lauschner, 56 anos, conta que o grupo criou o Trem Eisenbahn que desfila e participa de diversos eventos na cidade e região.

“Nos reunimos semanalmente e nosso maior destaque são os trajes típicos originais da Alemanha. Não usamos de forma uniformizada, a única exigência é que sejam originais”.

O grupo busca trazer todos os anos para o evento uma gastronomia diversificada, desde um varal de caranguejo à feijoada, churrasco, entre outros.

Grupo BB Chope l Foto Divulgação

Presentes no evento desde a sua 7ª edição, o BB Chope começou com encontros de funcionários do Banco do Brasil na própria agência. Ao verem o sucesso do Stammtisch, resolveram entrar na brincadeira.

“Normalmente contratamos tudo o que vai ser servido para os integrantes, mas com certeza o que não falta é muita diversão e confraternização”, relata Ricardo Ferreira Porto, 57 anos e integrante do grupo.

No total, são aproximadamente 245 grupos com nomes diferentes e histórias interessantes, mas uma coisa todos os grupos têm em comum: a paixão em estarem juntos em um dos eventos mais queridos pelos blumenauenses. Neste ano, o Stammtisch ocorre no dia 27 de abril, das 8h às 16h, na rua XV de Novembro, em Blumenau.

Quer receber as notícias no WhatsApp?