Você sabe como se comportar em uma blitz? O 14º Batalhão de Jaraguá do Sul te ensina!

Por: Elissandro Sutil

07/04/2016 - 14:04 - Atualizada em: 07/04/2016 - 14:13

Você, motorista, já foi parado em uma blitz policial ou já passou por uma? E como você reagiu? Esta é uma ação muito comum, realizada pela Polícia Militar com intuito preventivo, buscando identificar motoristas que ingeriram álcool, drogas, inspecionar documentos, identificar carros roubados e garantir o cumprimento da legislação.

Se você não deve nada e está com todos os documentos em dia, não há motivos para nervosismo, certo? Mas, além de se manter calmo, será que você sabe o que fazer quando passa por uma blitz?

Com o objetivo de orientar os motoristas, o 14º Batalhão de Polícia Militar de Jaraguá do Sul lançou um vídeo informativo de como agir nesses momentos. Veja:

Agora ficou mais fácil, não é? Lembre-se de sempre manter a calma e seguir as orientações do policial. Se tudo for seguido com tranquilidade, não há motivo para estresse.

A PM de Jaraguá do Sul também está presente nas redes sociais. Se você quiser saber mais informações da cidade e de ações realizadas pela polícia, pode acompanhar a página no Facebook: Somos 14º Batalhão.

O que significa blitz?

Blitz é uma expressão estrangeira já incorporada à nossa língua, no sentido figurado, para fazer referência a uma batida policial repentina que tem como objetivo combater qualquer tipo de ilegalidade.

A palavra blitz é uma abreviação criada pelos ingleses, derivada da palavra alemãblitzkrieg, que em português significa relâmpago. Uma blitz passou a significar uma operação relâmpago, uma fiscalização repentinaempreendida por um grupo de policiais ou agentes de fiscalização a fim de inspecionar e interditar estabelecimentos ou apreender pessoas, veículos ou recolher papéis, etc., suspeitos de infringir as normas e a ordem pública.

Foto: Arquivo/OCP Online