Onde e como descartar eletrônicos e eletrodomésticos velhos em Jaraguá do Sul?

Por: Elissandro Sutil

16/05/2017 - 15:05 - Atualizada em: 19/05/2017 - 16:39

Acompanhar a evolução dos aparelhos eletrônicos e dos eletrodomésticos é complicado, mas sempre que dá, rola aquele update… Isso porque chegar em casa com uma TV maior do que aquela que você já tem na sala ou presentar a sua cozinha com um liquidificador mais potente é bom demais, não é?

O problema, na verdade, é descobrir o que fazer com os aparelhos que acabam ficando de lado por conta das novas aquisições. “Devo jogar no lixo?”, “Mas ainda funciona, será que alguém vai querer?”, “Quanto consigo por isso?” são algumas das perguntas que passam pela cabeça nessa hora.

Mas palma, palma, não priemos cânico! Nós estamos aqui para te ajudar! Continue lendo e descubra como descartar, vender, doar ou consertar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos velhos aqui em Jaraguá do Sul.

7t1QTp

Descarte de eletrônicos

Programa da CDL recolhe lixo eletrônico promovido em Jaraguá | Foto: RBN

Programa da CDL recolhe lixo eletrônico promovido em Jaraguá | Foto: RBN

Desde 2010, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, Fatma, e a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Fujama, promove o programa “Recicla CDL”. A iniciativa tem como objetivo realizar o recolhimento de materiais eletrônicos como  computadores e celulares.

Veja os itens válidos para descarte no programa:

  • Partes de computadores e notebooks como CPU, HDs, monitores, drives de CD e disquetes, placas eletrônicas, mouses, teclados, estabilizadores e notebooks;
  • Equipamentos digitais como celulares, máquinas fotográficas, aparelhos de fax, aparelhos de telefonia, impressoras;
  • Equipamentos eletrônicos como TVs, DVDs, videocassetes, aparelhos de som e baterias eletrônicas.

Para descartar esses materiais, você deve ir até um destes pontos de coleta:

  • Centro: Rádio Studio FM – Rua Domingos da Nova, 252;
  • Czerniewicz: Centro Empresarial de Jaraguá do Sul/Cejas – Rua Octaviano Lombardi, 100;
  • Rau: Faculdade Católica – Rua Dos Imigrante, 500;
  • Vila Lalau: Colégio Estadual Heleodoro Borges – Rua Ernesto Emílio Horst, 154;
  • Vila Lalau: WEG II (Portaria I da Rua Prefeito Waldemar Grubba) – Av. Prefeito Waldemar Grubba, 3000.

Nestes pontos, você também pode descartar pequenos eletrodomésticos como liquidificadores e batedeiras, mas o foco principal desta ação são os eletrônicos mesmo. Em 2016, o Recicla CDL recolheu 28 toneladas de material e entre janeiro e fevereiro deste ano já foram mais de quatro toneladas!

Descarte de eletrodomésticos

Cooperativas podem ser consultadas para o descarte de eletrodomésticos grandes

Cooperativas podem ser consultadas para o descarte de eletrodomésticos grandes

Eletrodomésticos grandes, como micro-ondas, geladeiras, ventiladores, fogões, lavadoras e outros, não devem ser descartados nos pontos de coleta que citamos acima e também não devem ser colocados junto com o lixo normal, seja ele reciclável ou orgânico.

Para descartar estes itens, você pode procurar as cooperativas de reciclagem autorizadas a funcionar no município. Entre em contato, explique a sua situação e agende o recolhimento. Se o eletro ainda estiver funcionando ou puder ser consertado, as cooperativas fazem doações com ele.

Para falar com as cooperativas de reciclagem ligue nestes telefones:

  • (47) 9 92364472;
  • (47) 9 96751429;
  • (47) 9 91517655;
  • (47) 9 91791938.

Descarte ecológico pago

Alguns dos preços mínimos de descarte da eCycle

Alguns dos preços mínimos de descarte da eCycle

A eCycle é uma empresa brasileira que garante o descarte de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e outros itens sem que você tenha que sair de casa e com a garantia de que todos os componentes serão devidamente reciclados ou tratados da melhor forma possível.

O descarte ecológico de uma geladeira, por exemplo, custa a partir de R$179,90. Taxas de frete podem aumentar o valor consideravelmente. Clique aqui para fazer um orçamento.

Procure uma assistência técnica

aid1881876-v4-728px-Replace-a-Microwave-Lightbulb-Step-4

Se você está tentando descartar algum eletrodoméstico ou um eletrônico por conta de um defeito, procurar uma assistência técnica autorizada pode ser uma boa opção. Depois de arrumado, você pode vender ou doar o item. Caso o reparo não seja viável, pelo custo ou falta de material, rola ainda tentar negociar as peças do eletro.

Veja as assistências das marcas mais vendidas de eletrodomésticos que existem por aqui:

  • Brastemp e Consul: Friogasmaq na Rua Marina Frutuoso, nº 636, no Centro – (47) 3275-1210;
  • Electrolux: Maqjet na Rua José Emmendoerfer, nº 1060, no Nova Brasília – (47) 3371-0624;
  • Britânia e Philco: Central de Consertos JA na Rua Rudolfo Sanson, nº 49, na Ilha da Figueira – (47) 3275-4147.

Para encontrar endereços de assistências de outras marcas, visite o site da empresa e procure pela rede de autorizadas. Você também pode procurar uma assistência que não é credenciada, mas aí fica por sua conta e risco.

Descole uma graninha extra

dinheiro-624163

Sabia que aquele liquidificador ou micro-ondas que você não usa mais pode te render um bom dinheiro? Basta que ele esteja funcionando e em bom estado para anunciá-lo em grupos ou sites de classificados. Tem sempre alguém atrás de um eletro ou eletrônico com um preço mais em conta. Veja as opções mais comuns para venda:

Comércios de móveis usados

Esta é uma opção mais tradicional e, apesar do nome, estas lojas de móveis usados também são conhecidas por comprar e vender eletrodomésticos. Procure uma delas e faça uma oferta ou veja quanto a loja pode pagar pelo seu produto. Aqui em Jaraguá existem dois comércios bem conhecidos:

  • TJ Móveis na Rua João Picolli, nº 351, no Centro – (47) 3275-0754;
  • Brikão Móveis Usados na Rua Leopoldo Blese, nº 693, no Estrada Nova – (47) 9995-9267.

Grupos de venda no Facebook

Você provavelmente deve estar em algum dos grupos de vendas que existem no Facebook. Eles facilitam, e muito, a vida de quem quer comprar ou vender produtos e serviços. Veja os grupos de classificados mais populares em Jaraguá do Sul:

OLX

Poucos sites de classificados são tão bons quanto a OLX. O site é uma plataforma nacional bem intuitiva que permite a venda de produtos em escala nacional e regional. Veja o que já estão vendendo em Jaraguá do Sul neste momento, clicando aqui.

Para se cadastrar, basta informar alguns dados pessoas e criar um login com senha. Você pode comentar detalhes do produto que você quer vender e também publicar imagens para tornar o anuncio mais atrativo.

Doar faz bem para quem dá e para quem recebe

As doações podem ajudar quem está precisando

As doações podem ajudar quem está precisando

Em últimos casos, se você tem um coração muito bom e não se importa de abrir mão da chance de fazer um dinheirinho, há sempre a opção de doar os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos usados que você tem em casa.

Pergunte para a sua família, amigos ou vizinhos se eles conhecem alguém que receberia a doação. Procurar em entidades beneficentes também pode ser uma boa.

Você também pode usar os grupos de vendas que citamos acima para divulgar a sua doação ou entrar em um grupo especifico para esta finalidade.

Favorite e compartilhe

tenor

Ufa! Garanto que nem tinha passado pela sua cabeça que os itens usados que você tem em casa poderiam ter tantos destinos não é mesmo? Agora que você já sabe o que fazer com os seus aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos velhos, salve esta publicação nos seus Favoritos e compartilhe com alguém que esteja precisando! 😉