Você pode ver Saturno no céu durante essa noite (e nos próximos dias deste mês!), descubra os melhores horários para ver o planeta

Por: Elissandro Sutil

19/06/2017 - 16:06 - Atualizada em: 19/06/2017 - 16:27

Segundo o Climatempo, site brasileiro especializado em meteorologia, Saturno está visível no céu do Brasil desde o início do mês. A explicação para isso,  é que o planeta tem uma órbita circular, parecida com a da Terra. Durante esse mês, então, Saturno está em trânsito pela Constelação do Ofiúco, bem alinhado entre o nosso planeta e o Sol.

Por causa disso, no nascer e no por do sol, saturno poderá ser visto no céu, a olho nu, pelo menos até o fim desse mês. Agora se você está se perguntando onde Saturno pode ser encontrado no céu, o ponto a ser observado é em direção ao horizonte oeste, onde o planeta tende a se por por volta das 6h da manhã.

Claro que alguns detalhes pode dificultar a observação, como o próprio brilho da Lua ou do Sol, mas se você for a um lugar afastado das luzes da cidade e tiver a sorte do céu estar limpo, vai gostar do que vai ver.

A má notícia, no entanto, é que até a primeira metade do mês, o tempo para observá-lo era muito maior. Durante a primeira quinzena de junho, Saturno esteve entre a Constelação de Serpentário e de Escorpião e aparecia como um ponto alaranjado no horizonte leste do céu, próximo da estrela de Antares.

Quanto mais tarde, mais alto e iluminado Saturno ficava no céu. Nesse período, o melhor horário para observá-lo foi entre 00h e 1h da manhã.

Fonte: Segredos do Mundo e VIX