Vou arriscar um palpite sobre como foram ou estão sendo as suas férias: os seus amigos ou a sua família curtindo uma praia, descobrindo as belezas do nordeste brasileiro ou desbravando a cultura de outros países e você acompanhando isso tudo em casa pelo Instagram e Facebook.

Acertei? Passei perto? Pois saiba que em 2017 esta cena não precisa se repetir. Mas, para que as melhores férias da sua vida saiam do papel, você deve começar a organizar elas agora!

Em uma conversa com a Maria Júlia Emmendorfer, consultora de viagens da Cosmos Turismo, descobri algumas dicas muito importantes que vão te ajudar a programar suas férias de fim de ano. Olha só!

Primeiros passos

Em primeiro lugar, você deve escolher o seu destino, que pode ser nacional ou internacional, e pensar na forma de pagamento da sua viagem. “Você pode optar por pagar tudo à vista ou criar uma espécie de poupança turismo, guardando um pouco todo mês”, explica Maria Júlia.

O editor aqui do QG, Ricardo Daniel Treis, fez uma escolha ousada quando decidiu viajar: adquiriu um empréstimo no banco com a intenção de quitar a negociação rapidamente. Para isso, ele usou o dinheiro do 13º. É uma opção para quem acha meio difícil economizar todo mês e juntar aquela graninha. Mas, lembre-se de avaliar as taxas de juros e procure pagar tudo em dia.

A escolha do destino da sua viagem impacta diretamente no valor das passagens e estadia
A escolha do destino da sua viagem impacta diretamente no valor das passagens e estadia

É a partir da escolha do destino que você dará os próximos passos: reserva do hotel e compra das passagens. “A passagem é um dos itens em que mais se consegue desconto quando se compra com antecedência”, revela Maria.

Reserva de hotel

As reservas de hotéis são parte essencial da férias dos sonhos. Segundo Maria Júlia, o período de fim de ano, conhecido como alta temporada, é o mais caro e alguns estabelecimentos tendem a aumentar de 50% a 100% o valor das diárias.

O valor das reservas de hotéis pode subir em até 100% durante a alta temporada
O valor das reservas de hotéis pode subir em até 100% durante a alta temporada

Por isso, é importante estar atento a programação do hotel desejado. “Em geral, os hotéis começam a divulgar as tabelas de fim de ano a partir de junho”, conta ela. “Antes disso é difícil reservar alguma coisa porque eles ainda não decidiram os valores da temporada”, completa.

Quanto antes você garantir a sua estadia, maiores são as chances de conseguir reservar um lugar muito legal por um preço bacana. Além disso, você não é atingido pela flutuação de mercado. “É como tomate na feira”, brinca Maria. “Se tem demais o preço cai, mas se há muito procura, os valores vão lá em cima”, explica.

Você também pode optar por outras modalidades de hospedagem como o AIRBNB, serviço em que você pode alugar quartos, apartamentos ou casas inteiras de outras pessoas, Couchsurfing, em que você fica no sofá de pessoas que conhece pela internet, ou tentar albergues e hostels.

Passagens de avião

As passagens são os itens mais voláteis de uma viagem e merecem atenção redobrada. Não existe um momento certo para a compra de passagens, mas quanto antes você se programar para a viagem mais fácil será acompanhar as promoções e garantir preços especiais.

Ficar de olho nas promoções de passagens é sempre a melhor opção
Ficar de olho nas promoções de passagens é sempre a melhor opção

Para Maria, é importante lembrar que os valores das passagens são tabelados pela companhia aérea, ou seja, eles vão mudar muito pouco de site para site, mesmo naqueles que prometem descontos exclusivos.

A agência de Maria conta com um serviço de notificação via WhatsApp que ajuda os clientes na hora da compra. “Nós ficamos de olho e quando surge uma boa oferta avisamos os interessados, mas quem dá o ok final é o cliente”, comenta.

Melhores meses para planejar

O planejamento deve começar o quanto antes. Se possível, neste exato momento! “Quem começa a procurar hotel e passagem em outubro não vai encontrar nada com bons preços”, enfatiza Maria. Deixar para a última hora definitivamente não ajuda.

Os melhores meses para o planejamento, segundo a consultora, são junho, julho e agosto. “Depois disso vai ficando difícil encontrar hotéis com vagas e passagens promocionais”, explica.

Principais destinos

A consultora Maria Júlia revela que os destinos mais procurados são os países da Europa, o Caribe que fica lado a lado com as viagens para o Nordeste brasileiro e, em terceiro lugar, os Estados Unidos.

Os países da Europa são os destinos favoritos para as férias, mas viajar dentro do Brasil também é um ótimo negócio
A Europa é o destino favorito para as férias, mas viajar dentro do Brasil também é um ótimo negócio

A Europa é um bom destino principalmente pela facilidade de passeios entre os países da União Europeia. A consultora garante, porém, que viajar dentro do país também reserva surpresas agradáveis. “Tem muita coisa linda pra gente ver por aqui”, afirma.

Ajuda na hora de planejar

Nada impede que você faça o seu planejamento sozinho e corra atrás de reservas e passagens, mas o ideal é que você conte com apoio especializado, principalmente se esta for a sua primeira grande viagem. “Quando há uma agência de turismo por trás da sua viagem de férias, fica mais fácil encaminhar as coisas e saber de quem cobrar caso algo dê errado”, comenta Maria Júlia.

Alguns aplicativos úteis

Os aplicativos podem te ajudar a organizar a sua viagem
Os aplicativos podem te ajudar a organizar a sua viagem

Estes são alguns dos aplicativos, disponíveis para Android e IOS, que vão te ajudar a planejar a sua viagem em grande estilo:

  • Guia Bolso - com esse app financeiro, você controla todos os seus gastos e ainda estabelece uma meta de quanto deseja poupar por mês;
  • Spotify - a versão premium do aplicativo permite que você organize e baixe as suas playlists para ouvir durante os voos ou durante as esperas no aeroporto;
  • Google Translate - ferramenta indispensável para quem vai viajar para o exterior e ainda precisa de uma ajudinha com a língua estrangeira;
  • TripIt - esse app permite checar os horários de voo, rastrear reservas, encontrar endereços e reunir demais informações importantes do seu itinerário de viagem;
  • AroundMe - com este aplicativo você descobre tudo o que há por perto de onde você estiver, como postos de gasolina, restaurantes e supermercados.