Você lembra do Sacramentum Pub? Um marco da vida noturna em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo pessoal

Por: Milena Natali

23/04/2024 - 09:04 - Atualizada em: 23/04/2024 - 09:06

No ápice de 2010, um novo bar surgia em Jaraguá do Sul, o Sacramentum Pub, ou Sacra, para os mais próximos! E olha que esse nome fez história entre aqueles que o visitaram, instituindo um novo conceito da vida noturna em Jaraguá. Há até rumores de que o bar foi o cupido de alguns casamentos… Vem conhecer a história com a gente!

Entre jaquetas de couro e bandas de rock ao vivo, o estabelecimento misturava os estilos irlandês e americano, com mais de 300 opções de cervejas de todo o mundo em seu cardápio. As queridinhas do público, em sua maioria, eram da República Tcheca, Jamaica, Alemanha e Estados Unidos.

Foto: Arquivo pessoal

Quem levantou o negócio foi o casal Madriane Otto Dalsochio e Acácio Roberto Dalsochio. No início, a ideia da dupla era fazer um barzinho com cerveja e jogos (poker, bilhar, dardos, entre outros), mas os planos tiveram de ser alterados.

Foto: Arquivo pessoal

“Na noite de sua inauguração, esperávamos em torno de 50, 60 pessoas… E aí, uma surpresa! Marcaram presença em torno de 1.100 pessoas na primeira noite, suprimindo os espaços das mesas de jogos, e focando na nossa especialidade, cervejas especiais”, relembra o casal.

No começo, o Sacramentum ficava na rua Josef Fontana, próximo à praça Ângelo Piazera, mas em 2015 mudou-se para o prédio tombado do antigo Banco Nacional, na esquina em frente ao Banco do Brasil.

Rua Josef Fontana | Foto: Google Street View

 

Antigo Banco Nacional | Foto: Google Street View

Muito mais que um pub!

Sem dúvidas, o Sacra foi um marco na noite jaraguaense e região, sendo indicado em vários sites de relevância nacional, e também por quatro anos consecutivos no Guia 4 Rodas e Michelin. Ah, também ganhou quatro vezes o prêmio de melhor atendimento do Por Acaso.

“Quem entrava no local sentia uma ‘energia’ diferente de qualquer uma vista antes, até porque não era apenas o prédio, mas toda a atmosfera, a decoração, a música e, claro, as pessoas! Parecia um portal para outra dimensão, existia uma mágica, tipo vida própria, sabe?”, comentam Madriane e Acácio.

Para a tristeza dos jaraguaenses, em 2016, um dos pubs mais queridos da cidade foi vendido, sendo fechado alguns meses após a venda.

Caramba, que nostalgia, né? Dá até vontade de voltar no tempo! Só quem viveu o Sacra, sabe do que se tratava.

Notícias no celular

Whatsapp