O Tiro Esportivo é um dos esportes mais tradicionais aqui na nossa região, em Jaraguá temos muitas sociedades que praticam o esporte. Mas você já ouviu falar no Tiro ao Prato? As instruções parecem simples: um disco é lançado no céu e o atirador precisa acertá-lo com um tiro no ar.
Mas não é tão fácil quanto parece, é preciso ter boa mira e saber mexer na arma, pra começar. Para os iniciantes no esporte, é preciso fazer um curso para manuseio de armas de fogo com instrutor credenciado pela Policia Federal.
Um dos clubes mais famosos aqui do Estado fica abem próximo da gente, o clube Tiro ao Prato Pomerode. Foi fundado em abril de 2003 e atualmente conta com aproximadamente 30 membros. A estrutura do clube conta com duas pedanas de tiro (postos de tiro) ao prato, para a prática da modalidade Trap Americano.
phoca_thumb_l_DSCN1572
No site do clube também tem muitas dicas para quem gostaria de iniciar no esporte. Clique aqui para ver.
O Tiro ao Prato é um esporte antigo, dos tempos em que a caçada era permitida e ao invés de discos, o alvo dos tiros eram as aves. É um esporte olímpico nas modalidades Fossa Olímpico, Skeet Olímpico e Double Trap. Somente em Pomerode, existem em torno de 16 sociedades de atiradores.
66db3ebaf15506b25e95a797abf253c3
O clube está aberto para quem quiser conhecer o esporte, os atletas e, quem sabe, se tornar um atirador. É só chegar! O endereço é: Rua Rua Erich Zeplin - Wunderwald, anexo à Sociedade Esportiva e Recreativa Botafogo. O contato por telefone pode ser feito através do número: (47) 3395-1531.

Como começou

O Tiro ao Prato foi originalmente desenvolvido para aumentar a caça de aves e de fornecer um método de treino para os caçadores. A Utilização de Alvos de argila foi apresentado como um substituto para pombos vivos. Na verdade, um dos nomes para os pratos utilizados em jogos de tiro era pombos de barro. O esporte do Tiro ao Prato foi criado no final do século 18, quando eram usadas aves reais geralmente da espécie pombo-passageiro (Passenger Pigeon), foi provavelmente a ave mais abundante no planeta.
As aves eram colocadas em baixo de chapéus ou em armadilhas e eram então liberados. Daí surgiria o nome Trapshooting (Trap= Armadilha e Shoot = Tiro , em inglês). Mais tarde Pássaros artificiais foram introduzidos na época da Guerra Civil Americana . Bolas de vidro (Bogardus) e, posteriormente, os alvos de argila foram introduzidos após o ano de 1800 , ganhando ampla aceitação, mas o tiro em aves vivas ainda é praticado em algumas partes dos Estados Unidos com o controle dos orgãos ambientais.

Entenda as regras

DSCN1564
Há quatro categorias: pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel. Ao todo, são 17 provas.
Os atiradores que participam das categorias pistola, alvo móvel e carabina têm apenas um objetivo: acertar o alvo, que é formado por seis círculos, que formam seis áreas de pontuação.
A mais valiosa fica no centro. Quem fizer mais pontos vence. Se houver empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate. Se ainda persistir a igualdade, assim se segue até que se encontre um vencedor. Nas finais, o empate é decidido com séries extras de tiros.
No tiro ao prato, o atirador tem que acertar o alvo para pelo menos quebrar um pedaço visível. Cada prato acertado vale um ponto e aquele que somar mais pontos ganha. No tiro ao prato, o desempate é feito por intermédio de tiros extras.