“Virei o Chefinho” estreia neste sábado (4) no canal do Youtube da Rede OCP

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

01/11/2023 - 16:11 - Atualizada em: 04/12/2023 - 10:22

A paixão pela gastronomia muitas vezes começa cedo e o “Virei o Chefinho” está chegando para adoçar os corações dos pequenos chefs em ascensão. Produzido pelo OCP News, o novo programa vai ao ar no próximo sábado (4), às 8h, e vai revelar o talento de crianças que sonham em se tornar mestres da cozinha.

O programa terá 12 participantes com idades entre 6 e 14 anos, que vão competir em uma série de desafios emocionantes e inspiradores, sempre acompanhados por um adulto. Juntos, eles vão enfrentar tarefas que vão estimular a imaginação, habilidade e a capacidade de trabalhar em equipe.

O “Virei o Chefinho” será veiculado todos os sábados e quartas-feiras, em todos os canais da Rede OCP. A cada programa, duas duplas se enfrentarão e somente uma passará para a próxima fase. Neste primeiro episódio, Malu, de sete anos, que faz dupla com a mãe Marcela, vai enfrentar Maria Augusta, de onze, que cozinha juntamente com a mãe, Karoline. Conheça as duplas:

Malu, 7 anos – dupla com a mãe Marcela

Malu, de sete anos, vai competir ao lado da mãe, Marcela. Ela conta que desde pequena Malu gosta muito de ajudar na cozinha. “Desde pequena ela me ajudava a lavar os alimentos, separar as quantidades, misturar. Hoje, enquanto eu cozinho ela faz seus pratos. Geralmente umas misturas da sua cabeça”, resume a mãe.

Marcela nunca fez nenhum curso e não é conhecedora da cozinha, mas gosta de cozinhar e sente prazer em fazer comidinhas gostosas, assim como a sua avó paterna, que era cozinheira. Assim que viu o convite para o “Virei o Chefinho” no grupo de pais da escola, contou para a filha, que ficou muito animada. Com a notícia da seleção, surgiu a empolgação misturada com ansiedade.

“Eu fiquei ansiosa e feliz quando a minha mãe falou que ela me inscreveu e eu fui chamada. Eu adoro cozinhar!”, conta a pequena.“Ela ficou preocupada porque não somos profissionais, nunca fizemos nenhum curso, nada. Somos cozinheiras do dia a dia. Agora que ela viu um pouco dos outros participantes, voltou a ficar animada, pois reconheceu vários que estudam na mesma escola”, complementa a mãe.

Maria, 11 anos – dupla com a mãe Karoline

Maria Augusta, de 11 anos, faz dupla com a mãe Karoline, que conta que a filha sempre teve vontade de participar de um programa culinário para crianças. “A emoção foi imensa, pois o sonho da Maria Augusta sempre foi participar do Master Chef Kids”, diz a mãe.

Elas estão cheias de expectativas e esperam vivenciar momentos de diversão e aprendizado ao longo do processo. A dupla está pronta para absorver conhecimento com os jurados e trocar experiências enriquecedoras com os outros participantes.

A avaliação será feita por jurados de alto escalão: o renomado chef de cozinha Alex Caputo, a culinarista Juliana Nardelli e o chef Gabriel Kassner Leoni, que levarão em consideração não só o resultado final dos pratos, mas também o trabalho em equipe das duplas e o espírito esportivo.

Conheça os jurados

Foto: OCP News

Alex Caputo tem ascendência italiana e foi criado em meio às panelas. Se formou em economia, mas não demorou para direcionar a vida e carreira para a gastronomia, aos 20 anos de idade. Durante a sua trajetória recebeu convites para programas de TV, revistas e rádios e foi coordenador de cursos de gastronomia em universidades de São Paulo.

O chef também foi o consultor responsável pela construção da primeira temporada do Masterchef Brasil, além de fazer parte do elenco das duas primeiras temporadas do Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão. Chef oficial do Mercado Municipal Paulistano entre 2009 e 2012, recebeu o título de “Chef do Ano 2012” pela Soberana Ordem do Mérito da Gastronomia da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito.

Também possui o título de “Cidadão Cilentano” oferecido pela cidade de Santa Maria de Castellabate/Itália, em 2011, e é membro da WACS – (World Association of Chefs Societies).

Alex também é chef e proprietário da Cantinetta Caputo, restaurante de Jaraguá do Sul com pratos icônicos focados na culinária italiana. O local celebra as tradições cultivadas pelos descendentes de italianos, através de pratos que vão dos clássicos às releituras mais modernas.

As receitas criadas pelo chef têm como base suas experiências e vivências durante a carreira e, também, um grande foco no desenvolvimento dos ingredientes e incentivo aos produtores locais. Caputo é o idealizador da primeira temporada do “Virei o Chef”, e precisou se ausentar da temporada para cuidar da saúde, mas ainda assim se mostrou presente durante todo o tempo e teve participação efetiva na decisão do ganhador do reality.

Juliana Nardelli entrou para o elenco dos jurados do ‘Virei o Chef” para representar Alex Caputo. Ela é considerada uma “Influenciadora de Afetos”. Além de ser referência na área da gastronomia, também compartilha suas viagens por todo o mundo, momentos em família, dicas de moda, inspirações, estilo de vida e natureza.

Estilista de formação, atuou na área por 20 anos e já conheceu o mundo por conta da sua profissão, mas se apaixonou pelo universo da culinária. Juliana participou da oitava temporada do maior reality show de culinária do mundo, o Masterchef Brasil. Se considera uma entusiasta da gastronomia afetiva, das receitas práticas e verdadeiras.

Mãe, esposa, filha, amiga, estilista, consultora de moda. Apaixonada por viagens, lugares, cultura, tradições e arte. Juliana vai estrear como uma das líderes do “Virei o Chefinho” ao lado dos chefs Alex e Gabriel.

Por fim, Gabriel Kassner Leoni é profissional da área de gastronomia e atua há mais de 10 anos no ramo. Foi docente de gastronomia por um ano e meio no SENAC de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e é pós-graduado em Docência do Ensino Superior.

Foi chef de cozinha da unidade de Blumenau da rede paulistana de restaurantes Bar do Alemão Parmegiana Factory, cozinheiro no navio de cruzeiros Costa Pacifica da companhia italiana Costa Crociere e recentemente primeiro cozinheiro no navio de cruzeiros Empress of the Seas da companhia americana Royal Caribbean.

Também é professor de gastronomia e desenvolvedor do projeto da matriz curricular e didática da escola de profissões Chef Gourmet. O local é focado em ofertar cursos nos mais diversos temas relacionados à gastronomia e conta com professores experientes e um ambiente propício ao aprendizado prático.

O programa terá também alguns chefs convidados, com experiência em confeitaria, que irão contribuir nas avaliações dos jurados.

O “Virei o Chefinho” é patrocionado pela GK Distribuidora, Hotel Fazenda Casarão do Vale, Grupo Alenice, Nutri Kids, Brinca Show, Krenke, Urbano Alimentos, Duas Rodas e Marcia Bolos Artesanais.

Acesse o Instagram dos patrocinadores:

@gk_distribuidora
@hotelfazendacasaraodovale
@grupoalenice/ @aleniceoficial
@nutrijacquepereira (Nutri Kids)
@urbanoalimentos
@marciabolosemacarons
@selecta.chocolates
@mixingredientes

Acesse o Instagram da equipe do programa:
@juliananardelli
@chefalexcaputo71 / @cantinetacaputo
@chefgabrielkleoni / @chefgourmetjaraguadosul
@julianocoutojornalista