Não se sabe quando Orelhada abordará novamente algum evento em Campo Alegre, mas desta vez a menção é obrigatória. Afinal, quem subirá a serra Dona Francisca é ninguém menos que o Duofel, a consagradíssima dupla de violonistas formada por Luiz Bueno e Fernando Melo. Eles são a grande atração musical do 15º Festival de Inverno e se apresentam na praça central da cidade neste domingo (22), às 12h30. De graça, lógico.

Campo Alegre recebe o Duofel num momento especial da carreira, afinal, Bueno e Melo estão comemorando 40 anos de parceria. Foi em 1978 que a história começou, e de lá para cá o Duofel virou referência em música instrumental e no som feito com violões no Brasil.

Uma possível explicação para a longevidade da dupla seja o interesse e a pesquisa aprofundada nos mais variados estilos musicais, com os ritmos brasileiros no topo da lista.

Em quatro décadas, apadrinhados por Hermeto Pascoal, Melo e Bueno experimentaram linguagens e fusões entre o erudito e o popular nas variadas versões do violão. Basta ver roupagem totalmente própria que eles deram a clássicos dos Beatles no disco lançado em 2009, o mais popular dos 13 álbuns produzidos pela dupla até aqui.