“Violino do Diabo” será uma das atrações da 35ª Festa Pomerana

Por: Elissandro Sutil

15/12/2017 - 11:12

Além de muita gastronomia e diversão, a 35ª Festa Pomerana, que acontece entre os dias 10 e 21 de janeiro, promete alguns sons muito “diabólicos”. Isso porque o 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige está marcado para acontecer durante a festa.

O Teufelsgeige é um instrumento de percussão, conhecido também como “violino do diabo”. Ele é muito conhecido na Alemanha e na Suíça e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes. Segundo a tradição, o Teufelsgeige deve ser fabricado pelo próprio instrumentista.

Na Alemanha, o instrumento e sua “bagunça”, de acordo com o Célio Krieger, anima festas populares, particulares e principalmente, a festa de carnaval, muito prestigiada naquele país, ao contrário do que muitos brasileiros imaginam.

O primeiro Teufelsgeige surgiu no Século XVII e era representado por um simples arco e uma “vara de madeira curvada”. Em uma de suas extremidade eram presos objetos que produziam o barulho, como: grampos, sinos e pratos.

Os organizadores do 1º Encontro de Tocadores de Teufelsgeige  esperam reunir pelo menos 20 instrumentistas. Se você nunca ouviu o “violino do diabo”, confira o som que ele produz:

Leia mais sobre o Teufelsgeige aqui.

Fonte: NSC/DC e Angelina Witmann

Leia também: