Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

VÍDEO: passageira que não cedeu assento para criança viraliza nas redes sociais

Foto: Reprodução

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

05/12/2024 - 10:12

Um vídeo que mostra uma mãe criticando uma passageira por não ceder seu assento na janela para uma criança viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (4). A protagonista da discussão, identificada como Jeniffer Castro, viu seu perfil no Instagram crescer da noite pro dia, conquistando mais de 250 mil seguidores em um único dia após a publicação. Nas imagens, Jeniffer aparece com fones de ouvido e olhos fechados enquanto ocupa a poltrona junto à janela. Do outro lado, a mãe da criança grava e critica sua atitude:

“Não quer trocar de lugar porque não quer. Até perguntei se ela tem alguma síndrome, alguma coisa, porque se a pessoa tem algum problema, uma deficiência, a gente entende, mas a pessoa não tem nada e não quer trocar do nada!”, afirmou.

Ao perceber que estava sendo filmada, Jeniffer retirou os fones e demonstrou desaprovação com a exposição. Ainda assim, a mulher prosseguiu com os comentários:

“Tô gravando a sua cara porque você não tem empatia com as pessoas. Isso é repugnante, no século XXI a pessoa não ter empatia com uma criança. Se fosse com um adulto, tudo bem, agora com uma criança é demais.”

Após a publicação do vídeo no TikTok, a mãe recebeu uma enxurrada de críticas em sua conta, o que a levou a tornar o perfil privado. Em contrapartida, o perfil de Jeniffer foi inundado por mensagens de apoio, e vários advogados se ofereceram para ajudá-la a processar a mulher por difamação.

Trocar assento no avião: obrigação ou cortesia?

A situação reacendeu o debate sobre o direito dos passageiros em voos comerciais. Não há qualquer norma que obrigue um passageiro a ceder sua poltrona, incluindo a janela, para outra pessoa, seja ela uma criança ou um adulto.

Trocar de lugar pode ser visto como um gesto de cortesia, mas depende exclusivamente da vontade do passageiro. Algumas companhias aéreas até tentam acomodar famílias com crianças em assentos próximos às janelas, mas isso depende da disponibilidade e, muitas vezes, está sujeito a custos adicionais para marcação prévia de lugares.

Quando os assentos são alocados aleatoriamente ou quando não são marcados previamente, a decisão de trocar ou não permanece a critério de quem ocupa o lugar.

O custo da janela

Em algumas empresas, a reserva de assentos específicos, como aqueles junto à janela, é feita mediante pagamento de uma taxa, tornando o conforto um privilégio adicional e, muitas vezes, mais caro.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).