VÍDEO: estrela cadente é registrada no céu de Santa Catarina

Foto: Bramom/Divulgação

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

03/04/2024 - 08:04 - Atualizada em: 03/04/2024 - 08:07

Um fenômeno astronômico foi registrado no céu de Santa Catarina, capturado por uma câmera de monitoramento em Monte Castelo, no Norte do estado. Conhecido popularmente como “estrela cadente”, o meteoro foi visível por aproximadamente 4 segundos, culminando em uma pequena explosão. O astrônomo local estima que o evento tenha ocorrido sobre Joinville, a cidade mais populosa da região norte catarinense. Devido à alta altitude em que os meteoros normalmente ocorrem, é possível que o fenômeno também tenha sido visível nos estados vizinhos.

O que são meteoros?

De acordo com Justino, um meteoro é um fenômeno luminoso causado pela entrada de qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, esses objetos são meteoroides, rochas com até um metro de diâmetro. Se o objeto for maior que um metro, é chamado de asteroide. Meteoritos são as rochas que sobrevivem à entrada atmosférica e chegam ao solo.

O aumento repentino de brilho observado no final do trajeto do meteoro indica uma explosão, conforme explicou o astrônomo amador Jocimar Justino.

A imagem do fenômeno foi capturada às 21h26 de segunda-feira (1º) pelas câmeras da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), uma organização aberta e colaborativa composta por voluntários, incluindo Justino.