O Verão começou oficialmente no último dia 21 e, mesmo com algumas pancadas de chuva, o calor parece ter chegado para ficar. Os dias já estão mais quentes e abafados, condição que pode causar desconforto, mas que também podem ser bem aproveitadas com os devidos cuidados.
Para que você possa curtir o melhor da estação mais quente do ano, mantendo os cuidados com o seu corpo sempre em dia, separamos dicas de especialistas em diversas áreas da saúde. Veja só:
1. Pele – dicas da Vip Estética
- Evite se expor ao sol das 10h às 16h, horário que tem a maior incidência de radiação ultravioleta;
- Proteja-se usando óculos de sol, bonés e chapéus e use diariamente protetor solar, inclusive em dias nublados;
- Quem tem a pele clara, deve usar um fator de proteção solar mais alto, FPS 30, 60 ou 90;
- Lembre-se: o rosto merece um FPS maior que o escolhido para o corpo;
- Não esqueça das orelhas, pés e mãos e reaplique o protetor solar a cada duas horas ou após os mergulhos, já que a transpiração e a água diminuem o efeito do filtro solar.
Dica master
O sol, a água do mar e piscina, podem deixar a pele desidratada, por isso, invista em hidratante para o rosto e o corpo. A água termal é um produto interessante, pois hidrata e repõe os minerais da pele perdidos pelo processo natural de transpiração. Borrife a água termal no rosto várias vezes ao dia.
2. Alimentação – dicas da médica nutróloga Cristiane Molon
- Consuma alimentos ricos em betacaroteno, que garante uma pele mais saudável e prolonga o efeito do bronzeamento;
- Capriche na ingestão de cenoura, mamão, abóbora, espinafre, beterraba, manga e brócolis;
- Coma mais vezes ao dia e em menores quantidades, abusando de saladas e verduras;
- Evite comidas que dificultam a digestão, como frituras e empanados;
- Prefira sempre os grelhados e assados, o que também vale para frutos do mar.
Receita de suco bronzeador
- 1 beterraba;
- 1 cenoura;
- ½ copo de água;
- Gengibre a gosto;
- Gelo.
Bata tudo no liquidificador e tome, de preferência sem coar, para se beneficiar das fibras.
Dica master
Para facilitar a ingestão de líquidos e diminuir o inchaço, invista em água saborizada (com gengibre e limão ou com hortelã e abacaxi), água de coco e chás gelados.
3. Dentes – dicas da dentista Debora Molon
- Para reduzir a sensibilidade dentária, comum na ingestão de bebidas e comidas geladas, faça movimentos circulares e suaves ao escovar os dentes;
- Nunca esfregue com muita pressão e em movimentos horizontais, pois eles podem agredir ainda mais a gengiva;
- Opte por uma escova de cerdas macias e pontas arredondadas;
- Utilize o fio dental todos os dias;
- Espere, pelo menos, vinte minutos após as refeições para escovar os dentes, assim o PH de sua boca já estará equilibrado e evitando a perda de minerais dos dentes;
- Use cremes dentais específicos para dentes sensíveis, que tendem a diminuir a sensação de dor, e evite os clareadores;
- Sucos de limão, abacaxi, energéticos, isotônicos e refrigerantes devem ser evitados, pois a acidez desses produtos em contato com os dentes pode acabar piorando a sensação.
Dica master
Quem tem dentes sensíveis sabe que, às vezes, a dor pode ser muito intensa. Porém, é importante não descuidar da higiene bucal nessa hora. A comida acumulada nos espaços entre os dentes pode causar cárie e deixar os dentes ainda mais sensíveis e doloridos.
4. Ouvidos – dicas do Dr. Marcio Freitas
- Produtos específicos para proteger ou ouvidos podem ser encontrados em farmácias e devem fazer parte da rotina de quem aproveita a temporada de calor na piscina, rios e também no mar;
- Quem tem ouvidos sensíveis, além de protege-los, deve dar atenção especial à secagem das orelhas;
- Para secagem, utilize uma toalha macia e não as tradicionais hastes flexíveis, que podem machucar a área;
- Para resolver as doloridas infecções de ouvidos relacionadas ao acúmulo de água nas orelhas, procure um otorrinolaringologista e siga a prescrição de medicamentos.
Dica master
É comum que as pessoas adiem a consulta ingerindo anti-inflamatórios. Entretanto, esses remédios não fazem o efeito desejado e o incômodo tende a persistir até a ingestão dos remédios corretos para cada caso.
5. Cabelos – dicas da hair styling Fabiane de Jesus
- Invista em um kit com xampu, condicionador e máscara de tratamento de uma linha específica para o verão, pois eles contêm protetor solar e são ricos em vitaminas e emolientes;
- Evite expor o cabelo a mais agressões, como o secador e a chapinha, deixando para usá-los apenas em dias especiais;
- Quando secar o cabelo ao natural, aposte em finalizadores sem óleo na fórmula para dar um ar mais bagunçadinho, como aquele “estilo praia”.
Dica master
Use um bom leave-in após o banho, pois ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos, os em creme são mais indicados para quem tem cabelo seco, e quem tem cabelo misto também pode usar o creme, mas longe das raízes.
6. Roupas – dicas da personal stylist Flavia Christina
- Aposte em roupas leves e frescas;
- Evite peças com tecidos pesados ou que não facilitem a ventilação;
- Roupas com cores vibrantes e estampas vivas são a cara do Verão;
- O uso de calçados com salto baixo é aconselhável por ser mais confortável;
- Deixe de lado peças que ficam com marcas de transpiração.
Dica master
Acessórios como óculos escuros e chapéus são indispensáveis para a estação. Além de complementar o visual, eles também protegem contra os efeitos negativos do sol. O uso da terceira peça, como kimonos e coletes leves, também é ideal para transformar a sua produção.