Vem aí o D360º 2017! Confira a programação e os nomes do Design e Moda que estarão em Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

01/09/2017 - 14:09 - Atualizada em: 01/09/2017 - 16:15

Alô, galeraa! Tem um evento superlegal chegando aí e vai tocar o coração de quem curte ou é das áreas de Moda e Design. Entre os dias 2 e 6 de outubro, acontece o D360º 2017, promovido pelo Centro Acadêmico de Design (CAD), da Católica de Jaraguá do Sul.

O evento vai ter uma programação super especial, que vai reunir estudantes, professores, profissionais conceituados na área e também convidados. Vai contar com workshops de xilogravura, bordado livre, encadernação, colagem digital, trendhunting e fraktur.

Infelizmente todos os workshops já estão com as vagas esgotadas, masss o pessoal da organização está preparando alguns cursos extra para o pessoal que quer muito, mas não conseguiu entrar nas primeiras turmas. Então, fica de olho na página do evento no Facebook, que logo abrem mais vagas.

Os interessados em participar do evento basta mandar um e-mail para cadesign.catolicasc@gmail.com com nome, número da matrícula (se for aluno de Design ou Moda da Católica), CPF, tamanho de camiseta e uma fotinho bem bonita.

O valor de participação por pessoa é de R$ 10 (acadêmicos de Design ou Moda) e R$ 15 (comunidade).

Confira a programação completa:

Segunda-feira (2)

Abertura: Obrigatório para todos os inscritos no evento!

Walk Brand: A Walk Brand saiu do papel durante o curso de Design da Católica em Jaraguá do Sul. Uma marca conectada ao movimento underground, totalmente independente e com os pés firmados no Patins Street. Fundada em 2012 pelo patinador Giacomo Catoni Alquini, a empresa é fruto da loucura de um adolescente querendo viver seu “lifestyle” em Corupá, uma cidade de 14 mil habitantes, no interior de Santa Catarina.

787 Shirts: Moda com propósito, empoderamento e responsabilidade social. Gabriela Gomes Vanzuita, é sócia da Daniela, e na contramão das grandes marcas, com o desejo de fazer diferente nasceu a 787 Shirts, com o objetivo de empoderar mulheres reais e despertar o consumo consciente. As duas são irmãs, por isso o nome 787, que é a junção das datas de nascimento das duas garotas, Daniela nasceu em 1978 e Gabriela nasceu em 1987.

Terça-feira (3)

Palestras:

  • Casa Rex: dia a dia e processo criativo – Samia Jacintho 

Samia Jacintho, sócia e diretora criativa da Casa Rex, e vai falar sobre o dia a dia e processo criativo dentro da casa, um dos estúdios de design mais premiados do Brasil — mais de 400 prêmios internacionais.

  • Realidade da estilista – Taiana Patricia

Taiana Patricia foi estilista da marca Lez a Lez por 6 anos, e hoje atua como coordenadora de estilo da marca infantil Alakazoo. Ela vai contar como funciona os bastidores da indústria da moda, abordando temas como o processo criativo dentro da indústria têxtil, barreiras que a indústria luta para vencer a pulverização das tendências e um pouco sobre o dia-a-dia de um designer de moda.

Workshops:

  • Xilogravura – Jefferson Meier 

Jefferson é estudante de design gráfico na UDESC e trabalha com gravura e desenho desde 2014. Desenvolve principalmente trabalhos em xilogravura, já tendo participado do prêmio IBEMA de gravura, Bienal Rio-Cordoba e selecionado para a Bienal Sudamericana de Arte Impreso. O objetivo da oficina é introduzir os participantes ao universo da xilogravura e propiciar uma experiência prática de confecção.

  • Bordado Livre – Amagnólia

Acessórios artesanais utilizando técnicas de bordado manual.

Quarta-feira (4)

Palestras:

  • Gaveta Filmes – Anderson Gaveta 

Anderson Gaveta é sócio-fundador da Gaveta Filmes, produtora de vídeos que atende grandes nomes da internet brasileira como Porta dos Fundos, Globo, Zoom e Canal Nostalgia. Além do Jovem Nerd, do qual também é co-autor de um dos maiores canais do Brasil com milhares de visualizações mensais.

Estudou Publicidade na ESPM e música na Villa Lobos (RJ). Trabalhou na Globosat e depois na renomada Seagulls Fly, onde participou de projetos vencedores do respeitado prêmio FWA, além de outros para grandes clientes como Adobe, Intel, Coca-Cola, Chevrolet, Blizzard e Sprint; com exibição exclusiva na Times Square/NY.

Workshops:

  • Encadernação e tipos de papéis – Caderneto

A Bruna Moaraes se formou na PRIMEIRA turma de Design da Católica de Santa Catarina. Trabalhou por 5 anos com design gráfico e direção de arte e hoje divide o tempo entre a Caderneto e os trabalhos de design gráfico como freelancer. A Caderneto nasceu em maio de 2016 e trabalha exclusivamente com encadernação artesanal. Na marca ela pôde alinhar o design e o trabalho manual, que são as suas paixões.

Quinta-feira (5)

Palestras:

  • UX – Lepard

Fundada em 2012, focada no desenvolvimento e gerenciamento lojas virtuais e aplicativos, a Lepard busca a profundidade, entender o negócio de seus clientes. Eles abraçam a causa, pensam e repensam tudo, desde o layout até estratégias para venda, posicionamento e imagem.

  • Comportamento designer e estilista – Estúdio Catarina

A palestra visa analisar brevemente a participação do designer e da estilista no desenvolvimento de estampas, levantando questões importantes para o bom andamento do trabalho e entrega do produto final. O Estúdio Catarina é  novo, nasceu de um sonho de duas profissionais com mais de 15 anos de experiência. Aliamos técnicas manuais às digitais para traduzir tendências de moda em criações originais.

Workshops:

  • Fraktur – Tipocali

Thiago Reginato é formado em Design Visual com ênfase em Marketing pela ESPM São Paulo. Criador do Tipocali e sócio do Maquinário Laboratório Criativo, onde atua como atendimento/comercial e criação. Já ministrou workshops e palestras no Banco do ITAU, Pixel Show, Mackenzie, ESPM, NDesigns, Sala Ilustrada e UNESP Bauru.

O objetivo do workshop é transmitir a importância da caligrafia na arte e no design e como ela pode ser um diferencial nos projetos das diferentes áreas criativas.

  • Trendhunting – Karyn Mattos

Curiosa incansável, Karyn Mattos acredita no repertório como ferramenta para a autenticidade, tanto na moda quanto na vida. Trabalhou por quase uma década na Malwee, empresa onde atuou por 7 anos como Trendhunter (Pesquisadora de Tendências), viajando o mundo tanto online quanto off-line para pesquisar e traduzir informações à equipe de estilo.

Estilista de formação, possui cursos ligados a Marketing de Moda, Branding e Empreendedorismo para Criativos, realizados na London College of Fashion e na Central Saint Martins em Londres. Atualmente, é a designer e co-fundadora de sua marca, a MYK Resortwear, criando coleções sazonais inspiradas por diversas culturas.

Sexta-feira (6)

Palestras:

  •  Fotografia de moda e fotojornalismo – Ricardo Bormac

Nascido e criado no Rio de Janeiro, o artista já fotografou em diversos continentes e teve suas fotos divulgadas em revistas do Brasil, Alemanha, Itália, Inglaterra e Austrália. Nos últimos anos ele viajou ao redor do mundo buscando expressar a verdade e a beleza da vida através de imagens.

  • Estúdio Maquinário

O Maquinário foi criado em 2012 pelos três sócios — Bruno, Cindy e Thiago — com o intuito de criar um espaço no qual o design fosse pensado de uma maneira diferente. Buscam a inovação e a auto-construção, por meio da experimentação constante, de modo a absorver informações das mais variadas fontes e encontrar novos métodos, para atingir novos resultados.

Workshop:

  • Colagem digital – Marcelo Monreal

Marcelo Monreal tem 37 anos, é Paulistano, autodidata e trabalha com artes gráficas há 20 anos. Há cerca de 4 anos criou o projeto Faces [UN] Bonded que ficou conhecido no mundo todo e que usa a técnica da Colagem Digital junto com flores e fotos de colaboradores de diversas partes do planeta para expressar a sua ideia.