Veleiro ECO estará aberto à visitação de estudantes da Grande Florianópolis

Veleiro ECO, da UFSC, poderá ser visitado na Semana do Meio Ambiente | Foto UFSC/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/05/2019 - 07:05

O Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil, será uma das atrações da Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal de Santa Catarina.

Atracado no Docas da Ribeira, em Biguaçu, a embarcação estará aberta no dia 6 de junho para visitação de estudantes de escolas da Grande Florianópolis. Os professores interessados devem agendar a visita pelo emailcontato@veleiro.eco.br.

Durante a visita, os alunos irão conhecer de perto as características do veleiro, passear pelo interior da embarcação onde estão instalações como cozinha, alojamentos e banheiros, além de aprender como serão realizadas as pesquisas no veleiro. Um verdadeiro mergulho pela embarcação que é pioneira e única no Brasil.

Veleiro foi desenvolvido por professores, pesquisadores e estudantes da UFSC | Foto Heitor Pergher/Divulgação

O Veleiro

Totalmente desenvolvido por professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina, o Veleiro ECO é o primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil.

Com 60 pés, o equivalente a 20m de comprimento e 5,3m de largura, possui casco de alumínio soldado com quilha retrátil, o que permite a navegação com segurança tanto em águas rasas, como estuários e mangues, quanto em águas profundas. Permite a acomodação de oito pesquisadores e dois tripulantes em travessia, e um total de 20 pesquisadores em navegação costeira sem pernoite.

A missão do Veleiro ECO é pesquisar, monitorar e proteger a vida dos ecossistemas marinhos, desenvolvendo ciência e tecnologia do mar, promovendo a divulgação e educação acerca de sua importância para as futuras gerações.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?