Em mais uma iniciativa de resgate da memória de Jaraguá do sul, a equipe de historiadores do Arquivo Histórico do Município selecionou três imagens do acervo que mostram os primórdios desta trajetória de 143 anos.

De acordo com a historiadora Silvia Regina Toassi Kita uma das fotos mostra a primeira sede do Hospital e Maternidade São José.

“A pedra fundamental foi colocada em novembro de 1926 e a inauguração do prédio ocorreu em 22 de novembro de 1936", descreve Silvia.

Foto Arquivo Histórico

A historiadora lembra ainda que após alguns anos houve a necessidade de nova sede, mais próxima da Paróquia, sendo então construída a sede atual do Hospital São José, inaugurada em 19 de abril de 1959.

“Já os doentes foram transferidos em setembro daquele ano, com a ajuda de diversos munícipes e seus veículos para o transporte dos mesmos”, completa.

A antiga sede foi vendida para a Comunidade Evangélica em 1960 e em 1966 se tornaria a primeira edificação do Hospital Jaraguá.

Piquenique às margens do rio

Outro momento retratado mostra um piquenique na beira do rio na década de 1920. Silvia Kita destaca que algumas décadas atrás era comum as famílias e amigos se reunirem para um piquenique à beira dos rios da região, algo que volta acontecer agora com o Parque da Via Verde.

Foto Arquivo Histórico

“Tomar banho, pescar, se divertir ou contemplar a natureza. Famílias residentes às margens desses rios, organizavam espaços para essa finalidade, ou como na foto para lazer, leitura, entre outras atividades", comenta.

Balsa no Czerniewicz

Já a terceira foto do acervo do Arquivo Histórico intitulada “Casa comercial e balsa” também remete ao início do Século 20 em Jaraguá do Sul.

“Retrata o serviço de balsa realizado pelo senhor Georg Czerniewicz autorizado em 1900 pelo município de Joinville, do qual Jaraguá era Distrito” explica a historiadora.

Foto Arquivo Histórico

A casa comercial, ao fundo na imagem, servia de moradia da família, hotel, além da venda de produtos, secos e molhados.

Nessa casa comercial surgiu o primeiro jornal de Jaraguá, o Der Jaraguá Bote, jornal manuscrito editado por Hugo Schneider entre os anos de 1900 e 1901, tendo somente quatro edições.

Schneider era funcionário da casa comercial. Este imóvel, que ficava próxima a atual sede da Scar, foi demolida na década de 1970.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger