Veja três dicas para cuidar bem dos pneus do seu carro

Veja três dicas para cuidar bem dos pneus do seu carro Veja três dicas para cuidar bem dos pneus do seu carro

Entretenimento

Por: Gabriela Bubniak

segunda-feira, 09:38 - 07/03/2016

Gabriela Bubniak
Não é só de manutenção do motor e da parte elétrica que "vive" um carro. É preciso também fazer a checagem periódica dos pneus e tomar alguns cuidados básicos para que eles permaneçam em bom estado por mais tempo. Algumas medidas práticas são capazes de evitar o desgaste e manter o desempenho e a qualidade do pneu mesmo com maior tempo de us, além de evitar imprevistos. Dá uma conferida nessas dicas básicas: Pressão É importante que ela esteja sempre dentro dos níveis recomendados nas especificações técnicas do veículo, podendo variar conforme o peso transportado. Essa informação está no manual do proprietário e normalmente num adesivo na porta do motorista ou no tanque de combustível. Se estiverem com a pressão abaixo da indicada, os pneus exigem maior força de rodagem, sobrecarregando o motor do carro e consumindo mais combustível.

Desgaste Também deve ser observado de perto. Quando a superfície do pneu está na mesma altura do TWI (um pequeno calombo no sulco que indica o momento da troca do pneu), a dirigibilidade é prejudicada, podendo haver derrapagens e aquaplanagem em caso de chuvas. Além disso, o uso de pneus nessas condições (o popular pneu "careca") é proibido por lei.

Reparos É preciso estar atento à forma como são reparados pequenos danos que não exigem a troca do pneu. Uma técnica muito empregada em borracharias utiliza um filete de borracha, inserido por uma agulha de perfuração, eliminando a necessidade de desmontar a roda (é conhecido como "macarrão"). Sua eficiência, porém, é apenas provisória: um conserto mais completo deve ser feito posteriormente.

Fonte: Portal Terra Foto: Divulgação

×